Bahia

Nokia é investigada por 'Perdi meu amor na balada'

Se o órgão entender que a empresa deve ser punida, a Nokia pode receber multa que vai de R$ 400 a R$ 6 milhões

Acorda Cidade

 

A campanha "Perdi meu amor na balada", que se espalhou rapidamente pela internet, rendeu à Nokia questionamentos por parte do Procon-SP e do Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária). As entidades investigam se a ação, não identificada desde o início como propaganda, respeitou os direitos do consumidor.
 
O filme mostra a história de um jovem que pede ajuda para reencontrar Fernanda, mulher que diz ter encontrado numa balada e por quem confessa estar apaixonado. O depoimento causou comoção nos internautas, que de prontidão contribuíram para tornar o vídeo um hit nas redes sociais. Pouco tempo depois, no entanto, a Nokia informou que se tratava de uma ação publicitária para promover o celular Pure View 808, lançado nesta semana.
 
À revista IstoÉ Dinheiro, a marca de celulares considerou a ação um sucesso. Mas o Conar discorda. Segundo informações do site da revista, o Conselho já acionou a Nokia e diz aguardar um posicionamento da empresa. Em última instância, o vídeo pode ter a veiculação suspensa. O órgão trata do assunto com base no artigo 9º, que prevê que “A atividade publicitária de que trata este Código será sempre ostensiva”.
 
O Procon-SP não recebeu notificações. Porém, o diretor-executivo Paulo Arthur Gomes considera a validade da investigação uma vez que a publicidade se tornou "pública e notória". “A mensagem de caráter publicitário deve ser realizada de maneira que o consumidor possa identificá-la como tal. É uma questão de ética”, explica Goes. 
 
Se o órgão entender que a empresa deve ser punida, a Nokia pode receber multa que vai de R$ 400 a R$ 6 milhões. As informações são do AdNews.
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