Feira de Santana

Após lançamento do Programa MCMV, prefeito anuncia projetos que serão desenvolvidos em Feira de Santana

O gestor municipal se reuniu na manhã desta sexta-feira (24) com as empresas responsáveis.

Reunião do MCMV
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Conforme o Acorda Cidade já anunciou, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, divulgou a primeira seleção de propostas para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Esta fase refere-se a Faixa 1 do programa, destinada a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640.

No estado da Bahia, estão previstas 18.380 unidades, sendo que 2.185 serão em Feira de Santana.

Após esta confirmação, o prefeito Colbert Martins se reuniu na manhã desta sexta-feira (24), para uma coletiva de imprensa, como forma de divulgar as ações que serão realizadas a partir deste momento.

Segundo o prefeito, 16 empresas apresentaram os locais onde os empreendimentos serão construídos e com base nessas informações, um mapeamento será feito, para identificar a proximidade de escolas e postos de saúde.

Reunião do MCMV
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A primeira reunião que fizemos com todas as empresas aqui em Feira de Santana, nós divulgamos, e agora nós estamos divulgando a seleção que foi feita lá em Brasília e mostrando a quantidade de construções que serão feitas por área. Portanto, o que nos cabe agora, é divulgar exatamente o quantitativo dessas 2.185 novas residências do programa Minha Casa, Minha Vida. Estiveram aqui 16 empresas, elas apresentaram os locais onde estas construções serão feitas, então precisamos verificar e identificar as proximidades com escolas e postos de saúde”, afirmou.

Ao Acorda Cidade, o prefeito informou que pretende evitar que unidades sejam construídas em locais distantes.

Reunião do MCMV
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente não tem exata ideia de onde o governo do Estado pretende fazer a construção. Pretendemos evitar que essas construções sejam distantes, pois por exemplo, você não tem drenagem, não tem rede de água. Nós tínhamos circunstâncias onde a água não chegava. Então, neste momento, a gente tem que ver a questão do esgotamento sanitário que todos esses empreendimentos têm que ter”, disse.

De acordo com o prefeito, uma comissão foi criada pelo município, para que as obras sejam acompanhadas.

“Essa comissão está criada desde o início, e o que nós hoje substituímos, foi o coordenador, vai ser o secretário de Governo, Emanuel Lima, que vai se reunir com cada uma dessas empresas para tratar particularmente de cada um desses empreendimentos e, do ponto de vista coletivo, quando for necessário, uma relação mais ampla. Entender também que vários desses empreendimentos estão perto de outros Minha Casa, Minha vida. Neste momento, a Câmara está convidada diretamente a participar com a prefeitura, da fiscalização de recursos públicos do governo federal, como também dos recursos estaduais e municipais que sejam aplicados”, explicou.

Inscrições

Ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins informou que já existe um pré-cadastro de empreendimentos anteriores, mas todo critério será analisado.

“Nós vamos abrir todas as inscrições. Já existem pessoas pré-inscritas dos empreendimentos anteriores que têm que ser consideradas, além de todos aqueles critérios. Pessoas que estão no CadÚnico, pessoas que têm maior quantidade de filhos, enfim, são esses critérios”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Feira de Santana deve receber 2,1 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida; veja a relação por cidades

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários