Feira de Santana

Com salários atrasados, trabalhadores da área da saúde realizam manifestação na Câmara de Feira de Santana

Segundo eles, as empresas teriam até o quinto dia útil para efetuar o pagamento.

Manifestação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os funcionários da área da saúde de Feira de Santana, realizaram uma manifestação em frente a Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (21). Segundo eles, os salários estão atrasados e não há informações de previsão para pagamento.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Dart Clair Cerqueira, informou que o pagamento dos salários não é feito há mais de quatro meses, assim como o piso salarial.

Manifestação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O objetivo é mais uma vez, dar visibilidade aos atrasos de salários que esses trabalhadores vêm sofrendo. A Imaps foi retirada da gerência desse contrato e até o momento não pagou os salários atrasados. São quatro meses de salários atrasados. Contudo, o prefeito falava que os atrasos ocorriam devido à Imaps. Mas, as novas empresas que entraram, a IGM e a INSV, também já estão atrasando os salários. Era para ser pago até o quinto dia útil, até o momento não foi pago, então os direitos trabalhistas desses trabalhadores que romperam o contrato com a Imaps, até o momento, não houve nenhum retorno. O piso salarial é um outro problema, porque o dinheiro está na conta, o governo federal repassou o recurso e até o momento, nada de piso salarial na conta dos profissionais de enfermagem. Eu estou aqui dando um apoio a esses profissionais que têm sofrido com essa prefeitura, com a Secretaria de Saúde, que não cumpre com o seu papel, que é pagar e valorizar os trabalhadores da saúde”, afirmou.

Manifestação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Dar Clair Cerqueira, os funcionários da policlínica do distrito de Humildes, são os mais prejudicados.

Manifestação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Tem funcionários de outras unidades também, mas a de Humildes é a que tem sofrido mais, porque os trabalhadores ainda não receberam nada. A empresa não dá nenhum retorno. Diz que não tem previsão de pagamento, então a gente não sabe o que está acontecendo, nem a secretária de saúde dá uma posição, nem a própria empresa dá uma posição de quando será pago. Eu já tive uma reunião com ela [secretária de Saúde] no mês passado para cobrar a questão do piso salarial desses profissionais, mas ela não tinha uma posição, também não falou nem de quando seria pago, nem de que forma seria pago”, declarou.

Manifestação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade a Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a IMAPS recebeu o valor de R$14 milhões no mês de outubro e ficou de quitar os pagamentos que estariam atrasados e as indenizações.

A Procuradoria do município tem tido audiências constantes para resolver essa demanda e assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado.

É válido destacar que com a mudança na gestão da unidade nenhum funcionário foi desligado. A nova empresa, IGM, assumiu o local no dia 13 de outubro e deverá realizar o pagamento nos próximos dias.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários