Considerada como uma das mais complexas que existem na medicina, uma cirurgia oncológica de citorredução com HIPEC (Hyperthernmic intraperitoneal Chemotherapy) foi realizada pela primeira vez em Feira de Santana, no Hospital Baía de Todos os Santos. Durou 10 horas e foi feira pelo cirurgião oncológico Ramon Macedo.
A cirurgia é indicada para tratamento de alguns tipos de tumores que se disseminam pelo peritônio, dentro do abdômen. O peritônio é uma membrana que reveste quase todos os órgãos abdominais e ele pode ser acometido por metástases de vários tipos de tumores.
“Tal cirurgia está entre os maiores e mais complexos tratamentos cirúrgicos que existem na medicina, exigindo assim equipe com qualificação técnica adequada e extremamente preparada assim como o hospital como um todo”, destaca o diretor técnico do hospital, o médico José Fransmir Junior.
O procedimento é realizado em duas etapas. Na primeira, foi feita a chamada cirurgia de citorredução, que consiste na retirada de todos os focos de tumor. Para tal, é necessária a retirada total ou parcial de alguns órgãos abdominais prejudicados.
Na segunda etapa, a cirurgia prossegue com a aplicação da HIPEC, uma mistura de soro e quimioterapia em alta concentração, aquecida até cerca de 43ºC, o que aumenta a sua eficácia. Esta solução circula pelo abdômen por um período entre 20 a 90 minutos. O papel da HIPEC é a destruição das células do tumor, invisíveis ao olho nu, que restaram após a fase de retirada dos grandes focos de doença.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram