Roubo de energia é crime

Neoenergia Coelba flagra cerca de 5 mil ligações clandestinas em Feira de Santana, de janeiro a setembro de 2023

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.

Equipe da Coelba
Foto: Neoernergia Coelba

As operações de combate ao furto de energia em Feira de Santana, realizadas pela Neoenergia Coelba, resultaram na identificação e remoção de 4.817 irregularidades de janeiro a setembro de 2023. O número significa que, em média, 18 ligações clandestinas foram retiradas por dia, no município. As ações permitiram a recuperação de 3,5 milhões de quilowatt/hora de energia.

Quando comparado com o mesmo período de 2022, a quantidade de ligações clandestinas removidas pela distribuidora aumentou cerca de 32% na cidade. Para alcançar o resultado, a distribuidora realizou mais de 10 mil inspeções na região nos três trimestres de 2023. As ações de campo complementam o trabalho de inteligência da empresa, aumentando a assertividade e encontrando desvios de energia em todos os tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros.

As equipes que atuam em campo têm a tecnologia como aliada para aumentar a efetividade das ações. A Neoenergia Coelba vem investindo em softwares inteligentes que monitoram o consumo em tempo real, verificando, remotamente, possíveis irregularidades dos consumidores. Ou seja, a nova tecnologia monitora todas as unidades consumidoras da Bahia e se alguma unidade estiver cometendo irregularidade será identificada pela distribuidora.

“A distribuidora segue investindo em drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos com fraude. Em toda a Bahia realizamos a identificação e remoção de cerca de 80 mil irregularidades”, destaca o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Além das remoções das ligações clandestinas de energia, a empresa substituiu, em Feira de Santana, cerca de 5 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para manter o consumo correto de energia.

Crimes e prejuízos

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Para combater esta prática, a Neoenergia Coelba realizou 96 operações com apoio policial na Bahia nos nove primeiros meses do ano. Os responsáveis pelas unidades flagradas com ligações clandestinas responderão a inquérito para apurar a conduta praticada.

Além de crime, as ligações clandestinas geram riscos à população, já que são realizadas por profissionais sem a qualificação necessária para realizar o serviço, não seguindo as normas técnicas de segurança. A prática também prejudica o fornecimento de energia devido ao aumento indevido e não dimensionado de carga na rede elétrica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Feirense

I. A coelba cobra caro na conta? Culpa do governo do estado que cobra ICMS muito alto. Inclusive eles aumentaram ainda mais esse ano, se preparem pra tudo ficar mais caro.
II. Empresas que não tem concorrência (caso da coelba, embasa, via Bahia) abusam do consumidor prestando um péssimo serviço. Não tenho empatia por empresas que deliberadamente lesam os consumidores.
III. A coelba já cobra de nós uma taxa para cobrir os roubos, se ninguém roubar continuamos a pagar, se roubarem demais, chega ao ponto que eles tomam prejuízo. Quem sabe a neo energia saia do estado com seu monopólio e entre outra empresa que faça algo de bom pelos baianos.
IV. A culpa disso tudo é sua eleitor que votou nesse governo, nos deputados atuais. É dever do poder executivo (governador) e também é dever do Poder legislativo (deputados estaduais, tal qual, Pablo Roberto e outros) que não fiscalizam essas empresas que estão sob concessão do estado. Tá caro a conta? Não esqueçam que foi o PT que aumentou os impostos e quando tudo sobe a inflação vem junto, os juros aumentam e vocês tem a vida cada vez mais difícil. Tem educação pior, saúde pior, falta de emprego, mas tudo bem os auxílios tá aí, viva o assistencialismo, o amor venceu.

Raimundo Fernandes de araujo

O povo tem razão eles cobram energia muito cara e além do mais tem aumentos constantes sem motivo.Quando você vai reclamar nunca tem razão. A empresa nunca perde os gatos ‘pois ela joga nas contas dos bestas pra pagar.Acho interessante que ano tem 12 meses e vem 13 contas pra você pagar por ano.todo mês tem 2 contas de energia e 2 de água. Deve ser o 13 décimo terceiro deles. Kkkkkl