Na manhã deste domingo (12) foi celebrada uma missa na capela São Francisco de Assis, no Dispensário Santana, em Feira de Santana para comemorar os 80 anos de Rosa Aparecida Borges Ribeiro, carinhosamente conhecida como Irmã Rosa. Dia de muita alegria para uma das pessoas que mais doa amor e carinho para as comunidades feirenses. Fiéis, amigos, familiares e autoridades marcaram presença para homenagear e agradecer pela vida de doação, fé e amor que a freira dedica ao próximo desde os 15 anos de idade.
Em maio deste ano, o Dispensário Santana, que é dirigido pela Irmã Rosa, completou 40 anos de ação social que integra evangelização, educação, saúde, assistência aos mais carentes e amparo às pessoas idosas. Os projetos de profissionalização, a creche, os reforços escolares, a doação de alimentos já salvaram e transformaram muitas pessoas que buscaram ajuda na porta da obra social.
Sempre com um sorriso que ilumina e traz aconchego, a irmã agradeceu a Deus e a todos pelo carinho. Ao Acorda Cidade, ela falou sobre a importância das irmãs sacramentinas que chegaram no país há 120 anos e implementaram obras sociais como o Dispensário.
“Muita gratidão a Deus por essa família bonita que o coração encontrou e que me faz feliz. A minha família biológica, a religiosa que são as sacramentinas e a minha família que é esse povo de Deus, a minha comunidade e os amigos de Feira de Santana. Tenho uma profunda ação de graças, eu me senti inserida em tudo isso e saber que isso é o que me traz felicidade. Não me refiro aos festejos, mas a essa presença onde Deus toma uma forma concreta para dizer eu estou ao seu lado, eu te escolhi, te chamei, te consagrei e te enviei e eu gozar dessa convicção que nada eu faço sozinha; primeiro com a companhia de Jesus e ele nos diz, não tenhas medo, estarei sempre contigo, essa certeza que meus irmãos e amigos pela fé, pelo coração me ajudam a realizar o projeto de Deus na minha vida”, relatou.
Cercada de muitos amigos, da comunidade e da família que compõe a obra social, estiveram presentes na celebração o ex-prefeito José Ronaldo, os vereadores Ivamberg e Luiz da Feira, o deputado estadual José Neto, além do prefeito da cidade, Colbert Martins e demais autoridades que fizeram questão de comparecer para demostrar o carinho por ela.
O ex-ministro da Cidadania, João Roma, também foi agradecer por tantos anos de trabalho e dedicação da Irmã Rosa à comunidade feirense. Para ele, a fiel representa para todos o espírito da caridade e da bondade de Deus.
“Um exercício de devoção, que emociona todos, através do seu exemplo ela fortalece em todos nós a nossa fé em Deus, em um sentido realmente dessa religiosidade que é justamente poder ajudar quem está numa situação menos favorecida do que a nossa, a poder estar caminhando sempre em fazer o bem”, afirmou.
Roma também falou que uma cidade como Feira, que é a maior cidade do interior do nordeste brasileiro e que, portanto, traz junto com esse crescimento, com esse tamanho populacional, também vários problemas que as grandes metrópoles enfrentam é fundamental o apoio de obras como o Dispensário.
Amorosa Irmã Rosa
Natural de Uauá, no alto sertão baiano, a Irmã conta que a família e o chamado de Deus foram fundamentais para que ela seguisse por tantos anos de dedicação, fé e amor. Uma curiosidade sobre ela é que a mesma possuía o nome civil de Marlene Borges Ribeiro e ao adentrar a vida de devoção a Deus, passou a se chamar Rosa Aparecida Borges Ribeiro.
“Quando Jesus encantou meu coração, ele me escolheu para que eu realizasse essa missão. Devo dizer que trouxe das minhas raízes de família esse desejo de trabalhar e ajudar os pobres, vejo isso muito nos meus pais, na família de modo geral, então a graça de Deus me acompanhou e foi também alimentando minha vida, eu fui despertando cada vez mais esse desejo e hoje, as pessoas dizem, você ajuda, que eu faço isso ou aquilo, mas eu faço isso a rotina da minha vida, faço com o coração aberto, com o desejo de servir”, disse.
Há 40 anos dirigindo uma das obras sociais mais importantes da cidade, ela conta que a pandemia foi um dos momentos de bastante dificuldade. A Irmã que recebe a todos de portas abertas na sede do Dispensário, se viu nesse período sem maiores recursos para ajudar aos mais necessitados.
Mesmo assim, a solidariedade se fez presente e através da instituição muitas famílias foram beneficiadas com doações de cestas básicas, aproximadamente durante todo o período da pandemia. Atualmente, por semana, cerca de 850 famílias são assistidas com a doação de alimentos.
Ela também falou que a violência e as drogas estão interferindo na vida das pessoas e é um grande desafio tentar ajudar e não conseguir. Mesmo diante das dificuldades, ela explica onde encontra forças para continuar com as atividades sociais.
“Quando o senhor nos chama, ele nos envia e também nos ajuda no dia a dia e essas palavras de Jesus me trazem muita decisão na minha vida: Não tenhas medo, vá e faça. Avance para águas mais profundas que eu estarei sempre contigo”, declarou.
A Irmã disse que para os próximos anos, ela espera que Deus lhe permita continuar combatendo o bom combate, de continuar com a carreira até o fim e guardando a sua fé a Ele, sendo fiel todos os dias de sua vida.
“Sabendo que uma cidade não se faz apenas de pedra e cal, saber que dentro disso nós possamos contar com instituições que estejam em contato com aquelas pessoas que vivem em momentos de desespero, que precisam encontrar um amparo, que possam ter aqui um encaminhamento, que crianças possam ser não só acolhidas, como bem orientadas para seguir no caminho da luz, e ter uma instituição que só engrandece Feira de Santana e Bahia”, disse.
Para finalizar, A Irmã falou sobre a Oração de Prosternação, rezadas duas ao dia, sempre pela manhã e no finalizar da noite, que é uma mensagem de adoração, louvor, agradecimento, ações de graça e petição e que também, cabe neste momento dos seus 80 anos de vida.
“A gente pede ao senhor que renove este dom de entrega da nossa vida e ele todos os dias e que renovando esse dom, a ele sejam os fiéis até o fim da sua vida. É a graça que eu peço a Jesus nesta celebração dos meus 80 anos. Está sendo uma celebração muito rica das bençãos de Deus. Uma manifestação de carinho de tantos amigos aqui da comunidade, dos familiares e todos aqueles que querem me ver nessa continuidade de uma pessoa realizada, integrada e muito feliz”, declarou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram