Acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, na sede da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Feira de Santana, o lançamento do livro “O Poder Libertador da Escola”, na trajetória de vida de Josué da Silva Mello.
Escrito pelo sergipano e Doutor em História, Claudefranklin Monteiro Santos, o livro conta a história de um menino que saiu da lavoura, na cidade de Lagarto, estado de Sergipe, aos 16 anos para viver um sonho, estudar, ser pastor e professor.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor Josué Mello contou um pouco do que incentivou o livro ser escrito.
“Eu venho de Sergipe, da cidade de Lagarto e de uma família de agricultores. Meu pai presbiteriano entendia que se poderia vencer através do trabalho, e do trabalho da roça, do trabalho de plantar a mandioca, o fumo, o inhame, e eu fui criado neste ambiente de roça. Meu pai entendia que todos os filhos deveriam se dedicar a roça e ele não poderia permitir que nenhum estudasse, porque senão ele estava sendo injusto e eu me rebelei como criança de 4 anos, disse para ele que este caminho eu não queria, eu queria estudar e queria a escola como eu busquei o ABC. Com este ABC eu fui me alfabetizando, digo que eu mesmo fui protagonista da minha própria escolaridade, da minha própria educação, depois uma professora de uma escolinha multisseriada viu a minha sede, a minha angústia por estudar e me matriculou em um grupo escolar lá na cidade de Lagarto”, explicou.
Segundo Josué Mello, este era o único grupo de estudo. Após finalizar os estudos, precisou retornar para ajudar o pai na lavoura.
“Era o único grupo que existia, e fiz o primário. Depois que terminei o primário, não existia mais nada na cidade de Lagarto, nem particular, nem público, tudo terminava na quarta série do ensino, então o que eu ia fazer? Eu voltei para roça, fui ajudar meu pai na roça, mas eu não queria aquilo mais. Continuei insistindo até que consegui um caminho para vir para Bahia, eu digo que fugi de casa para estudar, eu vim para Bahia fugido, passei um ano sem poder voltar em casa porque meu pai poderia não me aceitar, então eu digo que foi a escola que me libertou, então por isso que é o poder libertador”, concluiu.
A UFRB fica localizada na Avenida Centenário, bairro SIM.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram