O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) unidade de Feira de Santana, está com a expectativa do aumento do número de vagas para estágios a partir desta segunda quinzena do mês de novembro.
Segundo Suzana Silva Souza, coordenadora sênior do IEL, é provável que o crescimento seja em torno de 10%, elevando para 120 vagas de estágios até o mês de janeiro.
“A gente está seguindo uma média de vagas até esse mês de novembro. Agora na segunda quinzena, a gente tem expectativa de crescimento de 10% das vagas de estágio, que são ofertadas aqui em Feira de Santana e região. Então hoje, a gente está trabalhando com cerca de 90 vagas e a demanda que a gente está esperando é que o crescimento seja cerca de 120 vagas até o mês de janeiro”, informou.
Em comparação com o ano de 2022, Suzana explicou que neste ano, a procura está maior, principalmente pela área técnica.
“A procura está maior, principalmente na área técnica. Então, o pessoal que faz técnico em Eletrotécnica, Eletromecânica, Logística, o pessoal da área de Comunicação Social, que envolve Publicidade e Propaganda, Jornalismo e o curso de Administração, que sempre tem uma frequência de vagas. Agora na quinzena de novembro, a gente também tem uma grande expectativa para a área de Educação, então começam a surgir as novas vagas para a área de Educação. Novembro e dezembro é um período bem forte para quem está cursando licenciaturas”, disse.
Ao Acorda Cidade, Suzana explicou que grande parte das empresas, possui uma programação diferente, sobretudo por conta da alta demanda de clientes com a proximidade do final do ano, bem como o reforço na contratação de estagiários.
“As empresas como sempre, têm uma programação diferente para o final do ano por causa da demanda, o índice de novos clientes, novas perspectivas, novos negócios que faz com que aumente a demanda de contratação de estagiários. O que é o estagiário? É aquele jovem que está estudando ensino médio, técnico ou superior, que vem a contribuir para o desenvolvimento da organização. Então ele está ali para aprender e ao mesmo tempo oportunizar novos aprendizados dentro da empresa e trazer aí bons resultados. O processo de retenção de talentos já acontece há um tempo, mas há uma mudança de mentalidade, a visualização das empresas referentes à importância do estágio na formação acadêmica e no desenvolvimento profissional desse jovem. Então muitos deles, começam com estágio para conseguir uma oportunidade de efetivação. Eu acho que esse período principalmente é o que todo mundo busca com as vagas temporárias, as vagas de estágio, as vagas de jovem, buscar uma efetivação futura”, enfatizou.
Ainda segundo Suzana, a pandemia da Covid-19 afetou a contratação de novos estagiários, mas com o retorno das atividades, esse processo também voltou a ser normalizado.
“Durante a pandemia a gente teve uma queda grande no número de ofertas de vagas, infelizmente acho que isso afetou o mercado, a economia de um modo geral, mas com as empresas se reerguendo, com a pandemia sob controle, isso acabou voltando à normalidade, então hoje a gente já sente que o mercado já está acostumado, já está pronto para as novas tendências e seguindo em frente”, concluiu.
O IEL unidade Feira de Santana, fica localizado na Rua Gonçalo Alves, S/N, Alto do Cruzeiro, mesma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram