A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana realizou na manhã desta quarta-feira (1º), a entrega de mais de 40 certificados de cursos de qualificação profissional aos assistidos.
A coordenadora pedagógica da unidade, Rachel Leite, informou ao Acorda Cidade que foram quatro meses de curso, como forma de inserir o jovem no mercado de trabalho.
“Foram quatro meses de curso profissionalizante, e entendemos da importância que é gerar a qualificação, para que os nossos alunos da Apae, sejam inseridos no mercado de trabalho. Além do curso, nós temos também as oficinas pré-profissionalizantes, com este mesmo objetivo da inclusão. Neste período foram ofertados os cursos de penteados afro, babeiro e artesanato, e estes jovens já saem prontos para trabalhar”, pontuou.
Segundo Rachel, este curso é oferecido uma única vez ao ano com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso).
Ao Acorda Cidade, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Caíque Barreto, explicou que todo curso é mantido através do Fundo da Criança e do Adolescente, com recursos do imposto de renda.
“Esses cursos foram de recursos destinados do imposto de renda. No início do ano, nós fizemos um chamamento público do Fundo da Criança e do Adolescente, e a Apae foi contemplada com um bloco de R$ 60 mil. Então foi o imposto de renda doado pelas empresas, pelas pessoas físicas que está oferecendo estes cursos de qualificação”, afirmou.
Segundo Caíque, esta é uma maneira de incluir sem excluir.
“Os jovens e adolescentes que são atendidos aqui na Apae, já saem preparados para o mercado de trabalho, podendo trabalhar com o artesanato, em barbearias, dentre outros tipos de cursos que diariamente sem sendo realizado aqui na Apae, em apoio com a prefeitura de Feira de Santana, além do Conselho Municipal”, concluiu.
Igor Gomes da Silva foi um dos jovens contemplados nesta manhã com a certificação para o curso de barbearia. Segundo ele, esta é uma oportunidade para entrar pela primeira vez no mercado de trabalho.
Além de Igor, Laiane, que também é assistida pela Apae, garantiu o certificado do curso de artesanato.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram