Feira de Santana

Com greve deflagrada há mais de 10 dias, estudantes da Uefs seguem ocupando reitoria

Os grevistas estão recebendo doações através de PIX.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Deflagrada no dia 6 de outubro, a greve dos estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) já completou mais de 10 dias.

Ocupando a reitoria da universidade, os estudantes seguem em busca de negociação com o governo do estado para o atendimento de toda a pauta de reinvindicações.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade esteve na manhã desta quarta-feira (18) e conversou com os grevistas.

De acordo com o estudante do curso de Engenharia da Computação, Anthony Araújo, as bolsas estudantis ainda não estão sendo pagas.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós temos um conjunto de quatro pautas principais que dialogam sobretudo com as necessidades que demandam do governo do estado. A gente também tem algumas questões a serem resolvidas com a reitoria, nós assinamos logo nos primeiros dias de greve, um termo de compromisso de não retaliação por parte da reitoria, onde a reitoria se comprometia em pagar as bolsas, só que isso até agora não vem ocorrendo. Desde antes da greve, a gente já tinha liberado todos os setores financeiros, tudo que fosse necessário para pagamento das bolsas para entrarem, assim como outros setores específicos, mas a reitoria vem criando uma série de entraves para que o pagamento dessas bolsas não sejam realizados, inclusive jogando a culpa para os técnicos, dizendo que os técnicos não querem vir trabalhar por conta da ocupação”, explicou.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Anthony, todos os estudantes que estão ocupando a reitoria, estão recebendo doações através de PIX.

“O comando de greve tem quatro comissões, comissão de segurança, logística, infraestrutura e comunicação. Há uma comissão que é responsável por gerir estas coisas de alimentação, que é de logística, a gente também tem um PIX, o qual a gente recebeu uma série de doações, com essas doações é que a gente está em conseguido se manter, como comprar e água alimentação”, explicou.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o estudante informou que duas reuniões foram realizadas na segunda (16) e terça-feira (17), mas nada ficou definido.

“Tanto na reunião anterior, que a gente teve na segunda-feira, quanto na reunião de ontem, terça-feira, a gente fica em círculos. A reitoria sem assumir uma posição clara, até porque a postura da reitoria é de primeiro, reproduzir o que o governo do estado quer, estão aliados com o governo do estado, uma postura inédita nos últimos anos em relação à reitoria, e também porque a reitoria está no processo de tentar criminalizar o movimento”, afirmou.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Paralisação dos professores

Nesta quarta-feira (18), os professores das quatro universidades estaduais da Bahia, irão paralisar as atividades, em protesto ao que classificam como ‘descaso’ do governo estadual com as reinvindicações da categoria.

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo a coordenação da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), o ato dos docentes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Uefs, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), acontecerá de maneira unificada em todo o estado e terá duração de 24 horas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
15 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Amigo da Onça

Como se dirigir para o campus, sem saber se será mesmo permitido entrar, ou se vão fazer o servidor de besta, obrigando a dar viagem perdida e voltar por cima do rastro? Quando foi que o movimento colocou em exceção ao bloqueio a entrada do pessoal dos setores que cuidam das folhas de pagamento? Só falaram em limpeza, manutenção e cuidados com animais… E mesmo que acordassem a entrada, quem garante que chegando lá iam permitir mesmo? Sempre tem aqueles que querem ser mais realistas que o rei… Ou que, depois da Reitoria ocupada, os mais exaltados não iriam hostilizar os funcionários? Já aconteceu em movimentos anteriores… Mas é assim mesmo: agora que a água tá batendo na bunda, aí começaram a acordar pra realidade de que o barco tá entrando água. E ainda querem colocar a culpa na água… E nem que digam que pode ser feito online: sistemas financeiros do Estado funcionam por meio de programas e máquinas específicas, e em redes privativas, por motivo de segurança. Não dá pra simplesmente acessar remoto, de qualquer máquina e em qualquer lugar…

Pior secretário de Educação da Bahia

Esperar o que desse ignóbil governador?

O amor venceu

Voltem aos estudos seus patetas, o amor venceu tá tudo ótimo o Brasil está melhor que os EUA agora .. kkkkk

GERAL

MUITO MAIS ÚTIL SE FOSSEM ACAMPAR LÁ NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA. AQUI, SÓ FACILITA O NÃO TRABALHO DOS SERVIDORES, QUE ESTÃO DE FOLGA REMUNERADA PELO TEMPO QUE DURAR ESSA “OCUPAÇÃO”

JP

A solução é borracha nas costas dos militontos desocupados

Laerte de Oliveira

QUE FIQUEM 2 ANOS FAZENDO PIQUETE.

hipocrita socialista

nessa hora o capitalismo é um grande amigo.rsrrs.

É grave, é greve!

A reitoria como forma de enfraquecer o movimento se recusa a pagar as bolsas!

Eu

Liberem o pórtico pra quem quer estudar. Vocês gostam é de bolsas mesmo, por isso ficam enrolando e fazendo greve.

my

pois não é de ontem muito menos hoje que existe essa cadencia de estrutura, não só nas universidades como em colégio publico também, mas o povo elegeu um cara que conhecia as deficiências da UEFS, o pior secretario de educação
agora resta cobrar e pedir a Deus que as cobranças tenha resposta, é lamentável que isso esteja acontecendo, lamentável também foi os estudantes apoiarem jeronimo achando que depois de eleito ele não daria as costas ao pessoal como ele vem fazendo, eu vi a comemoração dos estudantes ao eleger o moço, assim também como estou vendo de perto a queda

Ana

alguém tem que apresentar a carteira de trabalho para esses estudantes

Comentário

Eu concordo com você! 😂
Eles querem é enrolar o tempo de curso pra continuar recebendo as bolsas! 🤦🏼‍♀️

Andressa

Que bolsa? Hahaha durante a greve ninguém tá recebendo bolsa, meu amigo. Fora que as bolsas que a UEFS entrega em termos de permanência são uma verdadeira miséria, não paga nem a alimentação mensal, quando eu dependia desses R$:300,00 por mês para me manter eu não tinha dinheiro nem para a xerox. Só de passagem ia quase metade, fora alimentação no bandejão que era uns 100 reais por mês (isso porque temos o bandejão que foi fruto de muita luta dos estudantes!!!!) O restante era pra comprar comida pra quando eu comia em casa e o que sobrava era pra xerox, evento, imprimir currículo para tentar estágio e viagens obrigatórias! O aumento recente das outras bolsas de IC etc aliviou um pouco, mas não deixa ninguém comprar luxo não. Para de julgar sem saber. Uma das pautas dessa greve, inclusive é o aumento do mais futuro! Vai você viver com trezentos reais por mês e estudar enquanto isso! Não é todo mundo que tem papai e mamãe pra bancar. Muita gente tem que ralar! Ou você acha que o pessoal demora de formar porque quer viver pra sempre com 300,00 reais (que ainda te cortam se você perder em mais de 3 disciplinas?) Pense aí, trabalhar em um turno, estudar no outro e ainda ter que chegar em casa e ler textos e mais textos, escrever trabalhos semanais de 3, 5 até 10 páginas?!!! Perdi várias madrugadas estudando e SÃO POUCOS ali na UEFS que tem o pai e a mãe com condições para manter! Pense viver isso e ir bem no curso, ser aluno nota 10? Não são todos que conseguem! Eu tirei muito sangue para manter notas altas e ainda me manter semestralizada e agora estar quase formando, a greve atrapalha minha formatura e ainda assim compreendo a necessidade! O pessoal está sem professor!!!!! Como formar sem professor???? Primeiro viva para depois falar algo!

Comentarista

Isso mesmo!!
Aí eles querem é enrolar o tempo de curso só pra receber as bolsas! 🙄

Cristiano Silva

Essa é a atenção dispensada pelo governador professor. Mais sendo bem realista o que esperar de quem foi o pior secretário de educação.. Descaso como sempre .