Acorda Cidade
Ter uma câmera fotográfica perdida ou furtada pode representar tanto um prejuízo financeiro como de uma série de memórias. Para evitar esse tipo de perda, uma série de sites disponibilizam on-line as imagens que estão em câmeras ou cartões de memória perdidos, na esperança de que alguém que visite a página possa conhecer as pessoas que estão na foto.
Um desses sites é o ifoundyourcamera.net (acesse aqui), feito por uma equipe baseada no Canadá. “As imagens que colocamos aqui vem de lugares tão distantes como Japão, Irlanda, Austrália, Islândia e Dubai”, diz o site. “Diga a alguns dos seus amigos sobre esse site e vamos tentar retornar algumas fotos a seus donos.”
Nos casos de sucesso, em que as câmeras já foram devolvidas, estão imagens de casamentos, nascimentos de bebês e viagens.
O site também recebe fotos de quem encontrou uma câmera perdida. “Nos envie pelo menos quatro fotos que estão dentro da câmera e inclua detalhes sobre a localização de onde ela foi encontrada”, explica a equipe do site. A comunicação é toda feita por e-mail.
Já o Stolen Camera Finder (acesse aqui) faz a busca por imagens de uma maneira diferente. Ele usa o número de série da câmera, que é armazenado nas fotos, para fazer uma busca na web por outras imagens que possam ter sido feitas, posteriormente, com o mesmo aparelho. Existe uma lista de câmeras que podem ser encontradas com o serviço (veja aqui).
Outros dois sites que funcionam da mesma maneira são o Camera Found (veja aqui) e o Camera Trace (acesse aqui). As informações são do G1.