Neste 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. Ser professor, não é simplesmente uma profissão, mas uma vocação, um compromisso de colocar-se, como mestre, a serviço de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ele, no ato de ensinar, aprende, no ato de aprender se aperfeiçoa, no ato de se aperfeiçoar, serve e no ato de servir, se assemelha a Jesus que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir” (Mc. 10,45).
PÉRICLES foi o construtor da primeira Democracia do mundo. O brilho do seu gênio iluminou Atenas, capital intelectual e política da época. Em certa ocasião, ele mandou reunir todos os notáveis, gênios e artistas que tinham engrandecido Atenas. Péricles queria garantir o futuro de Atenas, sem depender de armas e guerras.
FORAM chegando arquitetos, engenheiros, escultores, guerreiros, filósofos e lavradores. Todos os setores pareciam representados. Mas, Péricles, percebeu uma significativa ausência: faltavam os professores. Onde estão os mestres? Perguntou o magistrado. E quando esses chegaram, Péricles falou: faltavam vocês, que tem a missão mais importante e elevada de todas: a de transformar e fazer feliz a vida dos atenienses.
A GRANDEZA de uma Nação começa pela educação e não pelo seu PIB (Produto Interno Bruto), pela extensão territorial, pelas jazidas de minérios, nem pelo poderio de suas armas. A verdadeira grandeza é a que procede da inteligência e do caráter de seu povo. E nesse sentido, toda a estratégia em relação ao futuro, precisa passar pela educação.
A MISSÃO do professor é formar pessoas cultas, maduras, responsáveis, capazes de enfrentar, com acerto, as situações variadas e complexas do mundo atual. É formar cidadãos realizados, seguros de si e úteis à sociedade. Ele tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã. Para cumprir bem essa missão, o professor deve ser exemplar, coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, estável emocionalmente, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus.
NA CELEBRAÇÃO do Dia do Professor, parabenizamos e agradecemos aos profissionais da educação. Nessa significativa data queremos, igualmente, lembrar que, entre os mais de 40 títulos conferidos a Jesus, nos Evangelhos, o mais comum é o de Mestre. Ele é Mestre para os apóstolos e para as multidões. Até mesmo os seus adversários dão a Ele, esse título. Por isso, todos devemos ser discípulos do Mestre, porque, só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Só Ele é a Luz do mundo!
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]