Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Militar (PM) promoveu em solenidade a formação de 139 sargentos do 1º Batalhão Ensino Instrução e Capacitação (Beic), localizado na Avenida Transnordestina em Feira de Santana. A formatura também aconteceu, desde às 9h da manhã em diversos batalhões por toda a Bahia, em cidades como Salvador, Juazeiro, Barreiras entre outras.
A ex-cabo da PM, agora Sargento Geovana, falou da importância da formação do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) 2023.3.
“A qualificação que a polícia vem dando aos profissionais para gente poder atuar de forma capacitada. Estando na rua atuando, reciclando os conhecimentos, sempre no período de formação tem essa importância de reciclar e se atualizar para melhor servir à sociedade. É uma ampliação, porque a gente vê que sempre estão tendo legislações que surgem modificações e a gente ampliando também as técnicas”, disse ao Acorda Cidade.
Em Feira, a cerimônia foi presidida pelo comandante da Regional Leste (CPR-L), coronel PM Antônio Lopes e reuniu diversos profissionais, familiares, autoridades policiais e locais, bem como, os novos sargentos da PMBA. Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Lopes falou sobre o papel e a importância dos sargentos dentro da cadeia da segurança pública do estado.
“Para PM é uma satisfação, porque vai nos ajudar no serviço diário. Nós somos uma família e o sargento, ele é um elo dos oficiais com os soldados, uma referência, um líder nato que passa as experiências e que vai observar e fiscalizar o policiamento diário”, afirmou.
O comandante relembrou que seu pai foi um excelente soldado que construiu sua carreira, deixando a corporação como capitão, o que lhe serviu como referência e inspiração para galgar novos espaços na Polícia Militar.
“É necessário quando nós temos uma educação com disciplina, tive a orientação diária do meu pai e da minha mãe, que me fez chegar ao último posto da Polícia Militar”, declarou.
Segundo o coronel, os novos sargentos serão distribuídos entre as 12 localidades do CPR-L. A previsão é que a maioria permaneça em Feira de Santana, por haver na cidade cinco unidades policiais.
Na solenidade, o coronel PM da reserva Carlos Sebastião Eleutério, ex comandante do 1º Beic e ex- subcomandante Geral da PMBA foi homenageado, sendo padrinho da turma de formandos. Ao Acorda Cidade, ele falou sobre o sentimento de apadrinhar esses novos colaboradores da segurança pública.
“É uma importância, de alta relevância que deixa a gente efetivamente feliz, porque no lugar que a gente trabalha, que é um lugar de muitas lutas, em prol de servir, de proteger a sociedade, o povo da Bahia, aos bens daqueles que são os batalhadores dessa terra; e também tem esses batalhadores que são os policiais militares e a gente trabalhar, ser comandante e ainda ter a felicidade de ter uma quantidade enorme de amigos, que está lembrando, convocando a gente para participar de eventos como esses, nos deixa com uma enorme e elevada realização”, afirmou.
O homenageado ainda ressaltou que já atuou como professor na corporação e hoje tem a gratificação de ver seus alunos bem encaminhados nos trilhos da Polícia Militar.
“A gente forma e depois vai trabalhar com todos eles, a exemplo do Coronel Paulo Coutinho, que foi meu aluno na academia, hoje é meu comandante na PM e com muito orgulho para cada um de nós. E para cada policial que a gente encontra é daí que vem a satisfação de dizer que a PM é uma organização onde a gente só entra, dela nunca mais saí”, enfatizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram