Os candidatos que participaram do Processo Seletivo Simplificado para professor da rede municipal de ensino, via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de Feira de Santana, voltaram na manhã desta quinta-feira (5) na Câmara Municipal, para pedir anulação da prova.
Os professores também estiveram na Casa da Cidadania no dia 28 de setembro, quatro dias após a aplicação da segunda prova, pois a primeira foi cancelada no mesmo dia (relembre aqui).
Em entrevista ao Acorda Cidade, Kyra Ribeiro informou que todos os candidatos estão insatisfeitos com a empresa responsável pela prova, elaborou o concurso.
Segundo ela, assim como na primeira, a segunda prova apresentou diversas falhas.
“Nós estamos lutando para que cancelem, pois houve inúmeras falhas e inúmeras irregularidades em todo o processo, iniciado pela primeira prova que veio com disciplinas que não estavam sendo cobradas no edital. Na segunda prova também tiveram conteúdos que não estavam previstos, além disso, foi uma prova completamente mal organizada e prova disso, é que dos mais de três mil candidatos, apenas 21 foram selecionados, sendo que são 80 vagas”, afirmou.
Ainda de acordo com Kyra Ribeiro, uma petição pública foi feita com mais de 600 assinaturas.
Maria do Carmo também fez a prova do Reda. Ao Acorda Cidade, ela questionou como a gestão irá fazer para suprir a necessidade da falta de professores em sala de aula a partir do próximo ano.
Segundo ela, muitos professores estão pedindo exoneração e muitas crianças atualmente, estão tendo apenas duas aulas por semana.
“Eu não posso acreditar que mais de três mil candidatos fizeram esta prova e apenas 21 pessoas foram aprovadas. Eu gostaria de perguntar ao excelentíssimo prefeito e a secretária de Educação Anaci Paim, como ficará o ano letivo destas crianças a partir do ano que vem. Muitos professores estão pedindo exoneração para ir para a rede estadual, muitos professores estão ficando doentes, muitos estudantes só estão indo para as escolas duas vezes na semana pois não tem professores. Será que a prefeitura vai fazer um novo certame? Será que vai ser por indicação? Pois pelo que estamos sabendo, faltam 800 professores na rede municipal”, concluiu.
O que diz a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informa que está adotando as medidas necessárias para o preenchimento das vagas disponíveis para professor na Educação Municipal.
Reforçamos, ainda, que o candidato que tiver objeção ao resultado deve apresentar recurso à empresa responsável pelo certame, assim como quaisquer outras dúvidas.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Candidatos pedem anulação da prova Reda da Prefeitura de Feira de Santana
Prova do Reda da prefeitura de Feira de Santana é cancelada
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram