Dia do Idoso

Semana do Idoso começa com atividades no estacionamento da Prefeitura 

A ação foi promovida pelo Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, vários serviços estão sendo oferecidos durante a Semana do Idoso, evento que começou nesta terça-feira (3), desde às 9h da manhã, no estacionamento da prefeitura e segue com diversas outras atividades até a quarta, dia 11. A ação foi promovida pelo Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e reuniu diversos idosos dos centros de convivência de Feira de Santana para participar de atividades de lazer, saúde e entretenimento. 

Para a idosa Irenice Pereira de Oliveira, o evento está sendo muito gratificante. Ela contou como eventos são importantes para alertar a população sobre o direito do idoso. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Significa que essas programações que tem aí, para as pessoas entender o que é o idoso, respeitar e demostrar amor pela pessoa idosa”, afirmou. 

Ao Acorda Cidade, Irene Azevedo, presidente do Conselho Municipal do Idoso, enfatizou que a data também marca os 20 anos da criação do Estatuto do Idoso, por isso é um momento importante para reforçar a importância da luta dos idosos na sociedade. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O conselho do idoso está fazendo esse movimento para chamar atenção da sociedade que a pessoa idosa existe, ela frequenta instituições como Zazinha, Isa e Almerinda, Instituição do Caseb e muitas outras que têm em Feira de Santana, então a gente chamou essas instituições para trazer seus idosos, para demonstrar o que está acontecendo”, afirmou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na sociedade contemporânea as práticas do cotidiano não são pensadas para o envelhecimento. Apesar do número de idosos ultrapassar a quantidade de crianças com mais de 9 anos em 2019 – o que significa um envelhecimento da população brasileira – o etarismo (discriminação por conta da idade) ainda é um problema que no geral, todos devem enfrentar. 

“Eu considero que a gente não tem a melhor conquista que é a do ser humano entender, que a pessoa idosa é um ser como outro qualquer, ele só envelheceu, ele não precisa de caridade, precisa de respeito e dignidade”, disse Irene Azevedo em entrevista ao Acorda Cidade. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O etarismo contra idosos, pode levar a problemas psicológicos, além de excluir aquela pessoa da participação da sociedade, como por exemplo a falta de oportunidade no mundo do trabalho, fazendo com que ela perca até mesmo direitos. Além disso, a presidente explica que a discriminação começa onde essas pessoas deveriam encontrar apoio, que é dentro de casa. Por isso, para muitos ainda é difícil expor violências, por exemplo. 

“O etarismo já começa dentro de casa, envelheceu, não é mais laboral, fica aqui no cantinho esperando a gente chegar e não é assim. Então a própria família começa essa discriminação. Um idoso ele ainda não se empodera para denunciar sua família, é muito difícil denunciar seu sofrimento, mas ele já está se empoderado bastante e está buscando seus direitos sim”, declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na ação diversos serviços foram oferecidos, como lanche coletivo, capoeira para idosos, música, aferição de pressão, testes de glicemia e de covid-19. É necessário lembrar que os direitos da pessoa idosa, devem ser respeitados diariamente, sejam pelas pessoas, pela família ou pela sociedade. 

Para finalizar, Irene trouxe uma importante reflexão para esse momento pontual que marca as atividades. “O mais importante é a gente não falar em doença, é falar de expectativa de vida, então quando eles frequentam espaços de convivência, têm uma expectativa de vida e hoje esses espaços são uma promoção de saúde”, pontuou.

Amanhã (4) vai ocorrer um baile no Centro Social do Comércio (Sesc-Tomba), além de outras atividades ao longo da semana, como workshop, palestra, exibição de filmes e ação de beleza.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carla Carneiro

São boas as iniciativas para o idoso. Sinto por ao planejarem os passeios , quem tem dificuldade de locomoção ficar de fora, pois não tem transporte adaptado, além de às vezes escolherem espaços com acesso por escadas, sendo justificativa para que o idoso que tem problema de locomoção fique excluído do passeio. É preciso atender ao Estatuto do idoso.