Feira de Santana

Após retorno, delegado da DH promete intensificar luta contra mortes violentas e anuncia volta do Silc

Com o Silc, as equipes de investigadores entram em ação assim que o crime é cometido e objetivam elucidar crimes nas primeiras 48 horas.

Delegado Gustavo Coutinho
Delegado Gustavo Coutinho | Foto Ed Santos/Acorda Cidade

O delegado Gustavo Coutinho assumiu nesta segunda-feira (2), o cargo de titular da Delegacia de Homicídios (DH), em Feira de Santana, e trouxe consigo um compromisso firme: intensificar a luta contra os crimes violentos que têm afetado o município. Ele deixou a Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decarga) onde atuava desde 2018, e agora está de volta à delegacia especializada na investigação de homicídios. A nomeação foi oficializada por meio do Diário Oficial do Estado, publicado na última quinta-feira, dia 28 de setembro

Com vasta experiência em investigação policial, o delegado atuou em 2016 e 2017 na DH e retorna com o objetivo de contribuir para a elucidação de casos, enfrentamento da violência, e conclusão de inquéritos para prender acusados de praticar crimes contra a vida.

Em sua primeira entrevista após assumir o cargo, o delegado Coutinho compartilhou suas perspectivas para sua nova gestão.

Ao Acorda Cidade ele informou que deixou a Decarga após seis anos, atendendo a um convite para assumir a Delegacia de Homicídios. Ele disse também que é comum haver mudanças nas titularidades das delegacias. Elas visam fortalecer as equipes de investigação em diferentes áreas.

A frente da Decarga, vários casos de roubo de mercadorias foram elucidados e milhares de produtos subtraídos nas estradas do estado foram recuperados.

“Em 2016 e 2017 era outra realidade, aumentou bastante o índice de homicídios. Mas eu pretendo unir forças, ter uma boa integração com a Polícia Militar, com a Coordenadoria, já tive uma conversa com a doutora Andrea, coordenadora do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Ela informou que estará voltando para Feira o Silc, que é uma equipe especializada na investigação em locais de crimes. Isso é bastante positivo”, informou o delegado ao Acorda Cidade.

Com o Silc (Serviço de Investigação em Local de Crime), as equipes de investigadores da Polícia Civil entram em ação assim que o crime é cometido e objetivam elucidar crimes nas primeiras 48 horas.

Coutinho também revelou que estão a caminho reforços para a cidade, incluindo novos delegados e escrivães, fortalecendo ainda mais a capacidade de investigação da polícia. Ele enfatizou que a integração é a base de todas essas ações e que a união de todos os envolvidos é essencial para combater os homicídios.

Ele finaliza pedindo o apoio da população por meio de denúncias anônimas para o 181. E que as pessoas não precisam ter receio de prestar depoimentos.

A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre a polícia e a comunidade. Com uma colaboração ativa e informações valiosas da população, as autoridades podem ser mais eficazes na prevenção e na resolução de crimes.

Leia também: Delegacias de Feira de Santana passam por mudanças em titularidades

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários