Acorda Cidade
Uma mancha de óleo atingiu mais de dois quilômetros de extensão entre a Ilha de Paramana e a Baía de Madre de Deus, no Recôncavo Baiano.
De acordo com a comunidade local, a mancha de óleo começou a ser observada por volta das 6h da manhã deste sábado (16). É possível observar a presença de um material oleoso, que lembra betume, tanto na água quanto na vegetação que fica em torno dela.
A bióloga Jaqueline Souza fala sobre os problemas que uma substância estranha ao meio ambiente pode provocar. "Provoca um grande impacto principalmente no ecossistema marinho, interrompendo o ciclo de vida dos animais e o pescado vai ser muito prejudicado", pontua.
Um dos pescadores que atua na região há mais de 40 anos, conhecido como Zé Tonel, fala sobre a situação. "Hoje nós não pescamos porque a pesca está com gosto de óleo e a gente não sabe como vai sobreviver", diz.
Técnicos do Instituto de Meio Ambiente foram até a Baía de Madre Deus e recolheram material para análise. Uma outra equipe vai ao local no domingo (17) para tentar descobrir a origem do vazamento. As informações são do G1