Brasil

Cirurgia no quadril de Lula foi bem-sucedida, afirmam médicos

De acordo com os médicos, o presidente deverá estar apto a embarcar para seu próximo compromisso internacional: a COP28.

Presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem após a cirurgia para colocação de prótese no quadril, realizada na tarde desta sexta-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Segundo os médicos responsáveis pelo procedimento cirúrgico, a operação ocorreu sem intercorrências. Lula deve ficar internado até início da próxima semana.

Os médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Polesello detalharam o procedimento durante coletiva de imprensa. Kalil afirmou que a cirurgia teve início às 12h e terminou às 13h13. Ao término da operação, outra equipe médica realizou uma blefaroplastia, procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras.

“O presidente foi submetido a uma cirurgia, que é a artroplastia do quadril, colocação de prótese, que já estava programada, e o procedimento transcorreu sem intercorrências. O presidente já se encontra acordado, indo para recuperação pós-anestésica. E nas próximas horas o presidente vai para o apartamento, não necessitando de semi-intensiva nem UTI”, explicou Kalil.

Segundo Polesello, assim que o paciente recobra a consciência após a cirurgia, já tem início a fisioterapia no leito. “Conforme os dias vão passando e a dor vai cedendo, vamos evoluindo nesses exercícios, no fortalecimento muscular. Ao ponto que, entre 4 e 6 semanas, é esperado que já tenha boa cicatrização dos tecidos operados e que já esteja andando com carga total e com equilíbrio suficiente para as atividades do dia a dia”, detalhou.

Após a alta hospitalar, o presidente seguirá para o Palácio da Alvorada, de onde despachará ao longo das próximas semanas, enquanto se recupera do procedimento.

De acordo com os médicos, o presidente deverá estar apto a embarcar para seu próximo compromisso internacional: a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alexandre Clistenes

ACM foi derrotado pelo PT ainda vivo. Bolsonaro também. Agora os adversários vêem na fatalidade biológica a única chance de vitória sobre Lula. Pobres iludidos, Lula mostrou estar bem de saúde ao resistir com sobras o tempo que ficou no cárcere injustamente. Logo logo ele estará de volta recolocando o país no rumo e trazendo de volta o respeito do mundo em relação ao Brasil.

Sobral

A hora dele vai chegar. Dessa praga .

TheMan

Que trágico.

Cícero Lima

Graças a Deus , que se recupere a contento.
Esperar agora a cirurgia do caráter dessa alma mais honesta do mundo .

João m costa

político vevi muito E usado pelo maliguino pra fazer o povo sofrer ,ainda bem q a ciência não conseguil vencer a morte ,o governo gastou 26 bilhões mas do q arrecadou o povão não tá nem a pra isso mas d um jeito ou de outro pagaremos