Cultura

Lançada 5ª edição da Feira do Livro em Feira de Santana

A exatamente dois meses de ser realizada, a feira foi lançada na noite desta quinta-feira (14), no Casarão Fróes da Mota, para marcar os preparativos.

 

Acorda Cidade
 
A 5ª edição da Feira do Livro vai acontecer durante seis dias – 14 e 19 de agosto – e deve receber um público de aproximadamente 40 mil pessoas na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). Este número representa um acréscimo de mais 15 mil visitantes no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, se comparada à edição do ano passado.
 
A exatamente dois meses de ser realizada, a feira foi lançada na noite desta quinta-feira (14), no Casarão Fróes da Mota, para marcar os preparativos. O evento reuniu autoridades, professores, escritores, estudantes e a imprensa local, e foi marcado pela contação de causos e apresentação do grupo Dominantes do Forró.
 
Segundo a coordenadora da feira, Rita Brêda, o evento tem sido planejado desde setembro de 2011 para contar com melhor infraestrutura e um público ainda maior. “No ano passado a feira aconteceu durante cinco dias, mas a comunidade e as escolas pediram mais dias. Então, começaremos na terça-feira e encerraremos no domingo”, informa.
 
Nos seis dias o público vai contar com diversas atividades, dentre elas exposição e venda de livros, palestras interativas, lançamento de livros, recitais poéticos, apresentações teatrais e musicais, encontros de músicos e escritores, e contações de histórias.
 
“Hoje a Feira do Livro é o segundo maior evento depois da bienal. Temos o apoio da Prefeitura na infraestrutura do evento e na organização de toda programação também temos pessoal da Secretaria Municipal de Educação”, declara Rita.
 
Para a 5ª edição a expectativa da coordenadora é que o vale livro, distribuído para estudantes da rede estadual, seja ampliado de R$ 15,00 para R$ 20,00. Na rede municipal, informa o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, também possibilidade de o vale livro ser distribuído.
 
“Em 2010 e 2011 os alunos receberam a coleção de livros de Ziraldo, com 12 obras de literatura infanto-juvenil que eram levados para casa. Ao incentivarmos e motivarmos o gosto pela leitura também formamos leitores, o que melhora a qualidade do ensino”, pontua o secretário.
 
Ao pronunciar-se, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, relembrou que a 1ª edição da feira aconteceu em apenas dois dias e meio. “A feira está num caminho muito bom e eu espero que possa se constituir como algo permanente”, ressalta.
 
O arcebispo dom Itamar Vian, grande incentivador do evento, também relembrou quando sugeriu a realização da feira ainda em 2001. “Quando estava lançando um livro em Porto Alegre tive a ideia e pensei que a iniciativa poderia render bons frutos. Sugeri a atividade a três secretários municipais de educação diferentes. Hoje eu sinto uma alegria enorme em ver o que está acontecendo em Feira de Santana”, revela.
 
A solenidade também contou com a presença do presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, Valter Vieira; e gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc), Tereza Gomes. O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). (Secom)
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários