A Escolinha de Futebol Touros, criada em um condomínio localizado em Feira de Santana, está auxiliando crianças e adolescentes com atividade física e na projeção de perspectiva para o futuro. Recentemente, o projeto social, que também abraça crianças em situação de vulnerabilidade, realizou parceria com o Mogi Mirim Esporte Clube, de São Paulo. Através dessa aliança, mais jovens poderão ser atingidos e projetados no esporte nacional.
O idealizador da escolinha, Emanuel Carvalho, contou ao Acorda Cidade que o projeto iniciou há dois anos, por uma necessidade das crianças do condomínio e com o tempo foi também abraçando as crianças da comunidade.
“Tínhamos muitas crianças com tempo ocioso, nas telas de celular, gerando doenças para elas, porque a tecnologia hoje mal utilizada, ela gera doenças, então vi uma oportunidade de dispor uma atividade física para as crianças do nosso condomínio através do futebol. Já que somos estudantes de educação física da Unifan, aproveitamos para entrar no meio do futebol e nada melhor do que você doar o seu tempo para ensinar as crianças, outras também carentes do bairro, porque também abrimos algumas bolsas, questão de uniforme, materiais, não cobramos e fazemos de forma gratuita para essas que são vulneráveis, porque eu acredito muito nesse tipo de projeto para o desempenho e o desenvolvimento da criança enquanto cidadão”, disse Emanuel.
O professor e estudante de Educação Física chegou a visitar o Clube de Futebol Palmeiras através dessas parcerias que tem realizado. Ao Acorda Cidade, ele explicou como surgiu a colaboração com o Mogi Mirim Esporte Clube de São Paulo.
“Nós temos um amigo do meio do futebol, que passou nosso contato para o Mogi Mirim e eles gostaram do nosso trabalho, e aí nós estamos com essa parceria dando oportunidade para essa garotada da periferia, para nós estarmos levando para São Paulo às equipes do Mogi Mirim e também do Itapirense, que é um grupo que faz a gestão de base e do sub 11 até o sub 20”, pontuou.
Com a parceria, a Escolinha Touros poderá captar novos talentos para o Mogi Mirim, não somente da região de Feira de Santana, mas por toda a Bahia, podendo se estender para o Nordeste.
Segundo o professor, na cidade muitas mães têm procurado a Touros para matricular seus filhos na intenção de trazer uma melhor qualidade de vida para eles.
“Geralmente são os pais que procuram colocar os filhos para praticarem o futebol, mas na verdade são as mães que estão nos procurando para inserir as crianças, até mesmo para questão de integração social, para afugentar das telas dos celulares, dos computadores, enfim de toda essa tecnologia que também está estragando muito a saúde física e mental das crianças”, avaliou.
Emanuel reforça que incentivar as crianças a praticar esportes é fundamental para afastar a garotada de problemas futuros na juventude.
“Esperamos que continuem os pais e as mães entendendo que o esporte, o futebol é uma paixão nacional, a maior ferramenta, o maior meio de tirar seus filhos da vulnerabilidade de álcool, de drogas e de outras coisas ruins que temos na sociedade”, afirmou ao Acorda Cidade.
Atualmente, o projeto tem tido a possibilidade de projetar futuros atletas nacionais, mas para que o sonho dessa criançada possa se realizar, a Escolinha precisa da dedicação das crianças e dos pais e principalmente de incentivo por parte da sociedade feirense. No momento, a Touros tem buscado mais parcerias e patrocinadores para abraçar ainda mais novos talentos brasileiros.
“Utilizamos o espaço do condomínio, então nós precisamos de um terreno futuramente para poder construir um campo futset simples de linha para gente poder desenvolver essas crianças” finalizou.
Quem quiser colaborar com a Escolinha de Futebol Touros pode procurar o professor Emanuel pelo WhatsApp através do número 7598805-7855.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram