Os moradores do bairro Campo do Gado Novo em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (22), em frente ao Posto de Saúde Dr. Benício Cunha Cavalcante, unidade que foi construída no ano de 2000.
Segundo eles, o posto não está mais comportando a quantidade de moradores que buscam atendimento no local, e pedem ampliação do espaço.
Ao Acorda Cidade, a moradora Jaqueline Nascimento informou que a prefeitura pretende construir uma quadra de esportes, ao lado do posto de saúde, mas como sugestão, os moradores pedem que o espaço seja utilizado como ampliação da unidade.
“O posto não está mais comportando a nossa comunidade, a unidade aqui está atendendo dois condomínios e agora tem o Habitar do Sertão que também está chegando. Há muito tempo, nós ficamos sabendo que a prefeitura iria construir uma quadra de esportes aqui do lado, para beneficiar a escola que tem, porém nós entendemos que a ampliação do posto, seria a prioridade no momento”, informou.
Aline Oliveira, também é moradora do bairro. Segundo ela, a unidade está com algumas demandas que precisam ser resolvidas.
“Tem dias que eu chego aqui, não tem medicamentos, não tem profissional para atender, e pelo que sei, o posto foi construído com a ideia de beneficiar os moradores aqui do Campo do Gado Novo, porém muitos condomínios estão sendo criados aqui na região, e todas as pessoas procuram este posto”, disse.
Fabiana dos Santos, contou à reportagem do Acorda Cidade, que a população não é contra a construção de uma quadra de esportes, mas acham necessário neste momento, a ampliação do posto.
“O que nós queremos aqui, é uma solução. A demanda está alta, não está tendo mais condições para atender as pessoas. Nós não somos contra a construção da quadra, mas é preciso analisar que o posto está pequeno. Seria melhor construir uma policlínica, uma UPA, mas este posto de saúde daqui, não suporta mais”, relatou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestou esclarecimentos.
Confira:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que foi realizado um novo mapeamento, em no mês de dezembro do ano anterior, e parte dos pacientes assistidos na unidade de saúde do Campo do Gado Novo foram remanejados para a unidade localizada no Parque Servilha. A medida acordada em reunião com a comunidade, no final de 2022, buscava solucionar a alta demanda do local sem comprometer a qualidade do serviço.
Ao ter conhecimento da desistência do acordo por parte dos moradores, a SMS destaca que ofereceu suporte a comunidade por meio da equipe de eventos e já está agilizando a implantação da nova equipe e da revitalização da unidade.
É válido ressaltar que as obras de outras pastas não afetam em nada os recursos destinados para obras e reformas da saúde, uma vez que cada secretaria tem seus próprios orçamentos.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram