Após a confirmação do caso de raiva em morcego no bairro Gabriela, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)- órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde – intensificou as ações de vacinação contra a doença na localidade, nesta quinta-feira (21).
A coordenadora do CCZ, Mirza Santana, explica que ao receber a notificação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a equipe prontamente vai até as ruas das áreas confirmadas para realizar a busca ativa.
“Nossa equipe está passando de casa em casa na rua onde teve o caso positivo do morcego, fazendo a vacinação dos cães e gatos para evitar uma possível contaminação. Em seguida, reforçamos a imunização em todo o bairro. Nesta semana estamos na Gabriela e na próxima, será a vez da Queimadinha, outra área em que foi identificado o vírus”, destacou.
Mirza também orienta que ao encontrar um morcego morto, o CCZ deverá ser acionado, de forma imediata, por meio do número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames com o intuito de verificar se há risco de infecção por raiva.
Já as pessoas mordidas ou arranhadas por cães e gatos devem procurar atendimento no setor antirrábico que está localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram