Construção de um novo hospital; um viaduto de acesso ao bairro Viveiros; outro ligando o Feira IX ao Nova Esperança; e uma via expressa conectando a avenida Ayrton Sena ao aeroporto João Durval Carneiro. Essas são algumas das obras almejadas pela população de Feira de Santana e que podem se tornar realidade em breve, segundo a prefeitura.
Para execução dessas e outras intervenções, o Município buscará um empréstimo de R$ 165 milhões. O pedido anterior de empréstimo, em torno de 50 milhões de dólares, foi retirado pela prefeitura que está propondo outro pedido.
A solicitação desse empréstimo seguirá o padrão Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), com a garantia da União. Essa operação financeira prevê um ano de carência e um prazo de 10 anos para pagamento, o que dará à cidade a oportunidade de investir em projetos essenciais para seu crescimento sustentável.
O empréstimo também viabilizará a realização de obras de drenagem em diversos bairros, como SIM, Gabriela, Conceição, George Américo, Campo Limpo, Mangabeira e Baraúnas – o principal objetivo é solucionar problemas crônicos de alagamentos em períodos chuvosos. A revitalização das lagoas Salgada, do Subaé, Prato Raso e Bereca também faz parte do conjunto de intervenções, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o saneamento básico.
A nova solicitação de empréstimo será em modalidade diferente ao que era pretendido através do Projeto de Lei Nº 030/2022, que foi retirado de pauta na Câmara pelo Município na semana passada, após não ter sido apreciado.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram