Sintest

Sindicato dos servidores da Uefs promove ação de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo 

A ação acontece anualmente com objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre a prevenção e a conscientização da saúde mental. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Sindicato dos Técnicos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Sistest/Uefs) promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), ações voltadas para a prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento ocorreu na entrada do Auditório Central da instituição. 

Ao Acorda Cidade, a presidente do sindicato, Daiane Alcântara, contou que a ação acontece anualmente com objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre a prevenção e a conscientização da saúde mental. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós anualmente fazemos essa campanha aqui no campus da Uefs em alusão a Setembro Amarelo, é muito importante, fazemos atividades diversas. Hoje fizemos atividades voltadas para o bem-estar, terapias holísticas com reiki, massoterapia e também cuidados com a pele.Teve oficina de mandala, escalda pés e atendimento com uma psicóloga, um momento assim de desabafo”, relatou. 

Após o isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19, casos de suicídio aumentaram em todo o mundo. De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), através de dados extraídos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), houve um aumento expressivo de 29,8% na taxa de suicídios na Bahia, comparando o período de 2017-2019 com 2020-2022. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente precisa ter essa atenção à saúde, então um tema que o sindicato investe é a saúde do trabalhador, nós vemos aqui muitos casos de adoecimento na nossa comunidade acadêmica, situações que aumentam cada vez mais, principalmente pós-pandemia, a questão do estresse, a ansiedade, a questão das relações interpessoais, as pessoas estão mais desgastadas emocionalmente, então a gente tem feito várias discussões nesse sentido”, explicou a presidente do Sintest.  

Ainda este mês, o sindicato vai realizar novas ações de prevenção ao suicídio e incentivo aos cuidados da saúde mental. No próximo dia 26 (terça-feira), haverá uma palestra em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV), no auditório central da Uefs, a partir das 10h, com direito a almoço. 

“A gente precisa dar visibilidade, que existem esses canais de atendimento. Ligar para um 188, falar com o outro que ele não está sozinho, fazer de fato essa rede de proteção, e para aqueles que não estão inseridos nesse contexto de depressão também saber identificar. É uma forma de ganhar conhecimento, saber reconhecer essas questões dentro da nossa própria família, dentro do espaço de trabalho”, pontuou Daiane.

Telefone do CVV é o 188 e a ligação é gratuita.

Foto: Salino/Freepik

Leia também:

Bahia teve mais de 800 suicídios em 2022; maioria das vítimas é do sexo masculino

Sem diagnóstico precoce, TDAH pode se apresentar durante a vida inteira, afirma neurologista 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários