Sistema Penitenciário

Com 1.700 presos, CPFS tem apenas 20 policiais por plantão, diz sindicato

O Conjunto Penal de Feira de Santana é a maior unidade prisional do estado da Bahia, e o quadro de servidores está muito abaixo do recomendado.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi realizada nesta terça-feira (12) no Conjunto Penal de Feira de Santana uma assembleia do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinpeb), com o objetivo de trazer esclarecimentos e alinhar a pauta de reivindicações da categoria. O presidente do sindicato, Reivon Pimentel, disse ao Acorda Cidade que os principais pontos da pauta são referentes a abertura de concurso público para recompor o efetivo de policiais penais e a valorização salarial.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com ele, o Conjunto Penal é a maior unidade prisional do estado da Bahia, a mais populosa, com cerca de 1.700 apenados, e conta com apenas 20 policiais penais por plantão. Ele relatou que colegas estão vindo de Salvador para ajudar a atender a demanda, pois o quadro de servidores de Feira de Santana está muito abaixo do que recomenda o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A recomendação do conselho é que para cada cinco presos tenha um policial penal, se fôssemos atender, teríamos que ter de 350 a 370 policiais penais por plantão. Isso é um número maior do que temos em todo o estado. Sabemos que é difícil chegar a esse patamar, mas como o antigo superintendente da Seap e o Ministério Público solicitaram, deveríamos ter em torno de 150 policiais penais por plantão”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Reivon informou também que muitos profissionais estão adoecendo devido a carga excessiva de trabalho e há um número alto de licenças médicas e atestados.

No início do mês de outubro, de acordo com ele, haverá uma assembleia deliberativa com a categoria e será avaliada a possibilidade de ocorrer paralisações ou greve geral.

“Tudo depende do posicionamento do governo, que se sensibilize e reconheça o esforço e o sacrifício que estamos fazendo até com a nossa saúde”, frisou.

O sindicalista relatou que no dia 15 de fevereiro foi entregue ao governo do estado a pauta de reivindicações da categoria e até o momento não houve nenhuma resposta.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adelson da Silva Júnior

Já está pra sair edital de certame para Polícia Penal da Bahia..
São 287 vagas de Imediato mais 800 vagas de cadastro de reserva.
Já estou me preparando para almejar uma das vagas.