Devido à circulação da Éris no país, uma subvariante da Ômicron, os feirenses que apresentarem sintomas gripais devem procurar as unidades de saúde para realizar o teste de diagnóstico da covid-19. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde.
O exame pode ser feito de forma gratuita em qualquer unidade da atenção básica, policlínicas municipais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Até o momento, Feira de Santana não registrou nenhum caso da subvariante.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a recomendação serve para identificar e monitorar os casos da doença. “É testando e fazendo sequenciamento genético das amostras que conseguimos analisar quais os tipos de vírus que estão circulando. Por essa razão, é que pedimos que as pessoas com sintomas de gripe façam o teste, para descartar a possibilidade de covid e caso seja confirmada, tratar da maneira mais eficaz”, destacou.
A coordenadora explica que não há motivo para a população ficar assustada, porque embora seja altamente contagiosa, não há indícios de agravamento nos casos confirmados. Nesse sentido, manifestam sintomas como febre, nariz escorrendo e dores na cabeça, no corpo e na garganta.
O teste de antígeno para diagnóstico da doença está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é por ordem de chegada. Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais são feitos o exame RT-PCR e o teste de antígeno. O serviço é ofertado todos os dias das 7h às 19h.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram