Foto: Reprodução/ Alba/ Política Livre
Foto: Reprodução/ Alba/ Política Livre

Aliados do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), passaram a defender que ele deixe a timidez de lado e apresente, o quanto antes, uma proposta de emenda constitucional (PEC) reinstituindo a reeleição para o cargo na Casa.

Imensamente satisfeita com a gestão de Adolfo, a maioria não titubeia, em conversas com a imprensa, em defender que ele seja reconduzido à presidência ao fim de seu mandato na mesa diretora, que só acaba daqui a mais de um ano.

Os deputados argumentam que Adolfo conduz a Assembleia com equilíbrio, tem controle sobre seu Orçamento e não representa qualquer risco para o perfil essencialmente democrático do Poder, o que justificaria sua recondução.

Também alegam que uma troca de comando numa estrutura como a da Assembleia sempre impõe rearrumações que produzem stress e às vezes alteração na correlação de forças internas, mudanças que ninguém hoje quer pagar o preço para ver acontecer.

Por este motivo, sugerem que ele apresente pessoalmente a PEC ou autorize imediatamente colegas a tomarem a iniciativa de protocolarem a proposta e aguarde até a eleição para avaliar se é conveniente ou não concorrer.

“Adolfo precisa entender que, por agora, é preciso tirar essa trava que impede a reeleição apenas. A eleição será num outro momento”, argumenta um deputado que afirma não entender o que chama de “excesso de pudores” do presidente.

O parlamentar diz que não faz sentido o temor de Adolfo de que um eventual questionamento judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) impeça sua reeleição, porque ele não precisa decidir agora se vai concorrer.

Ele se refere a um entendimento firmado pelos ministros do Supremo que impediu a reeleição na Câmara dos Deputados, o qual, segundo alguns advogados, não se aplica a Casas Legislativas estaduais, que teriam autonomia para a decisão.

Enquanto Adolfo não se decide, dois deputados têm começado a trabalhar seus nomes – Ivana Bastos, do PSD, partido do presidente, e Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Casa, mas ambos enfrentam resistências na Casa.

No campo da oposição, o nome que, por enquanto, é lembrado é o do deputado oposicionista Tiago Correia (PSDB), que tem, no entanto, muitos amigos na bancada governista e se inclui entre aqueles que preferem ver Adolfo reeleito.

Fonte: Política Livre

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários