Solidariedade

Paciente da Unacon doa refeições para outros que necessitam de ajuda

Muitos pacientes são regulados de outras cidades. Alguns não possuem condições financeiras e só contam com o serviço de transporte oferecido pelas prefeituras. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, o bem é multiplicado pelas mãos de uma paciente que percebeu a necessidade de outros pacientes e acompanhantes e resolveu ajudar.

Analice da Silva Santos, doa refeições para outras pessoas que são atendidas no hospital. Muitos deles vêm de longe e precisam se alimentar, mas não têm dinheiro sobrando para pagar por uma alimentação. Entre copos de caldos e sopa, a paciente não somente alimenta, mas aquece o coração de quem mais precisa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ela disse que a ideia surgiu ao observar a situação das pessoas quando também vai realizar suas consultas. “Eu sempre gostei de fazer o bem, fazia cesta básica, pedia ajuda, se alguém precisasse, eu fazia. Eu cheguei aqui, vi a situação das pessoas que vêm de longe, ficavam aqui o dia todo e com certeza não tinha um real para comer”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Analise também realizou o tratamento de radioterapia e quimioterapia na Unacon. Ela conta que teve câncer de mama, mas está em processo de cura. “Eu confio em Deus, mas ainda faço acompanhamento aqui, tenho que passar pelos médicos, mas graças a Deus, estou me sentindo bem”.

Para transportar os alimentos, ela conta com a ajuda do esposo, do filho e de um sobrinho que empresta o veículo para levar os alimentos. Segundo ela, a família teve o veículo roubado, mas a solidariedade de outras pessoas não parou a ação. 

“Quando a gente quer fazer o bem, não tem desculpa. O prazer de ver as pessoas lhe agradecendo, não tem quem pague”, afirmou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Inaugurada em setembro de 2009, a Unacon é um centro de referência em oncologia gratuita para toda a Bahia. Cerca de 1.500 pacientes são atendidos mensalmente nas áreas de oncologia clínica, radioterapia e em áreas cirúrgicas. Por isso, muitas pessoas são reguladas de outras cidades. Por muitas vezes, muitas delas não possuem condições financeiras e só contam com o serviço de transporte oferecido pelas prefeituras. 

unacon HDPA
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Moradores do município de Santa Luz, a aproximadamente 150 km de Feira de Santana, estavam nesta terça (29) na unidade. O segurança da rede hospitalar da cidade, Djael Pinto de Oliveira, veio acompanhar a esposa durante o tratamento e parabenizou Analise.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Agradecer a essa iniciativa belíssima dessa senhora que está doando os alimentos, o mingau, caldo de aipim, o arroz doce. A gente sai do interior, às vezes sem dinheiro e aqui ameniza a fome. Que Deus abençoe a ela, que nunca falte e que sirva de exemplo aos empresários de Feira de Santana e da região do Sisal. Ela está fazendo isso de coração, mas muitas vezes pode apertar no orçamento dela”, declarou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Júlio Conceição Souza, estava tomando o caldo de aipim e aprovou o alimento e a iniciativa. “É uma benção de Deus, está de parabéns, nota 10. O caldo já ameniza a fome, porque eu tenho que pagar carro para ir para Santo Estêvão e aqui já me facilitou o dinheiro do lanche”, disse ao Acorda Cidade.

Analise começou com quentinhas, mas disse que não teve como sustentar as doações. Todas as terças, ela faz duas panelas de algum alimento e leva até a unidade. Ela conta que prepara tudo com muito amor.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Resolvi fazer a sopa que dá para mais gente, o arroz doce que o custo é menor. Hoje eu trouxe sopa, eu uso só peito de frango, e o caldo de aipim, que só uso carne de sertão e carne moída porque são pessoas doentes e não podem comer gordura. Faço com capricho e dá para ver a felicidade das pessoas que recebem. Eu tenho muito amor a essa obra”, declarou Analise.

Quem tiver interesse em colaborar, pode doar qualquer valor na chave Pix 75981785353. 

Caso queiram doar alimentos para o tipo de alimentação que Analise produz, podem levar até ela durante as manhãs de terça-feira.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
17 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários