Feira de Santana

Três pedreiros ficam feridos após receberem descarga elétrica em construção no bairro Cidade Nova

Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Acidente
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Três pedreiros ficaram feridos após sofrerem descarga elétrica em uma construção na Rua Dois, bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com o eletrotécnico Sérgio Nascimento, que tinha chegado na construção minutos depois do acidente.

Segundo ele, um dos pedreiros ao manusear uma treliça, encostou no cabo de alta tensão e recebeu a descarga elétrica.

Acidente
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O que chegou ao meu conhecimento, é que tinham três profissionais trabalhando em um andaime, um andaime totalmente irregular com uma estrutura em cima do pilar da base da laje, e as outras duas pernas pendentes. Essas duas pernas amarraram em madeiras para que o andaime não cedesse para frente e foram manusear uma treliça de 3m. Essa treliça bateu em um dos cabos de alta tensão, e cada cabo desses são 12 mil volts, e chegou a eletrocutar quem estava com a treliça na mão, e nisso levou o pedreiro ao desequilíbrio do andaime já com a perna em chamas por conta da tensão elétrica e caiu. Ele foi levado desacordado para um hospital”, informou.

Acidente
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Sérgio Nascimento, os outros dois pedreiros ao tentarem ajudar o primeiro profissional, também receberam uma descarga elétrica.

“O primeiro pedreiro que estava com a treliça na mão desmaiou e quando os outros dois tentaram ajudar, sofreram descarga elétrica também. Eles não levaram nenhum choque que provocasse lesão no corpo, como foi o que aconteceu com o primeiro”, disse.

Acidente
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com o eletrotécnico, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), juntamente com o Corpo de Bombeiros, estiveram no local para prestar os primeiros socorros e foram encaminhados para uma unidade hospitalar.

“Por incrível que pareça, eu vim deixar um currículo nessa construção para fazer a parte da instalação elétrica, que é o que eu trabalho, e na hora que eu cheguei aqui, todos já estavam dentro das ambulâncias para serem levados para um hospital. Mas essa estrutura não poderia ser de ferro nunca, primeiro porque está no beiral da laje, muito estreito, essa estrutura tinha que ser de madeira com a sustentação e com pelo menos 1 metro de distância dos cabos. Ali aparentemente só tem cerca de 70cm”, destacou.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Diante do caso, a Neoenergia enviou a seguinte nota:

Sobre ocorrência no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (29), a Neoenergia Coelba informa que a descarga foi provocada pela aproximação indevida de um material metálico com a fiação de energia, gerando uma indução elétrica. Técnicos da distribuidora foram encaminhados ao local e verificaram que o sistema de distribuição de energia está íntegro, seguindo os padrões técnicos previstos pela legislação do setor. A distribuidora reforça que a realização de uma obra ou construção deve ser feita a, pelo menos, 2,5 metros da rede elétrica para evitar toques acidentais. Além disso, não se deve utilizar objetos metálicos próximos à fiação. Caso identifique algum acidente relacionado à rede elétrica, entre em contato com a Neoenergia Coelba através do 116.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Daniela Cerqueira

Estou com a faixa da casa pra rebocar já fiz várias solicitações de proteção da rede, os técnicos vieram aqui olhar e já vai fazer um ano sem resposta. Quando acontece o acidente eles aparecem.

lima

Verdade. Depois desse acidente já veio a fiscalização de ontem pra cá umas 3 vezes. Acredito que seja a SOMA, que fica dando a desculpa o tempo todo que a demanda é muito grande.
TV Subaé, e tudo mais apareceram aqui.

Sérgio Nascimento

Boa Noite! Francisco. Pelo que eu entendo, nesses cabos de alta tensão, circula de 11,95Kv , 13,8 Kv e 34,5 Kv . Dependendo da disponibilidade do sistema na localidade , e não como vc, havia falado . Então a minha resposta se aproxima bastante da minha informação. 11,95 Kv, pra 12,00 Kv, fica bem próximo!

Alguém

11,9 kV em FSA, filhão?

Carlos

Tinham que chamar antes a coleta, para isolar os fios da área próxima.

robozinho

oxe … e o que a sustentare tem ave com esse acidente ? o certo era a embasa desligar os ventos da tubulação

MOISES SANTOS

O povo só quer pagar mixaria aos profissionais, aí da nisso! Responsabilidade toda do dono do imóvel.

Francisco Azevedo falcão neto

O ELETROTÉCNICO está errado não são 12 mil volt em cada fases e sim 13 mil volt entre as 3 fases da rede de alta tensão

ELETROTÉCNICO DA DEPRESSÃO

QUE BESTEIRA, TANTA CONFUSÃO POR CONTA DE MIL VOLTS, VÁ LÁ E TOME O CHOQUE PARA VER DE FATO QUAL A VOLTAGEM DE CADA FIO, VÁ…

Sérgio Nascimento

Se os profissionais ou pelo menos um deles , tivessem conhecimento das 2 NRs , a 10 e a 35 . Provavelmente esse incidente não teria ocorrido, pq essas duas NRs , ressalta o trabalho em altura , principalmente próximo aos cabos de alta tensão, e sobre os cuidados com a eletricidade nesses locais de obra!!

Wilson

O problema é alta confiança, acha que nunca vai acontecer