Feira de Santana

Padre angolano receberá título de Cidadão Feirense; há seis anos ele está em missão no Brasil

Durante uma missa em comemoração aos seus 25 anos de Vida Consagrada foi surpreendido pelo vereador Silvio Dias (PT) com a indicação para receber o título de Cidadão Feirense.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Deixar tudo pra trás para se tornar um peregrino mundo afora. Essa foi a missão abraçada há 25 anos por Victor Zacarias Luaco. Um padre angolano que deixou a sua pátria, a família e os amigos, para corresponder a um chamado divino.

Consagrado na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, o religioso percorreu Angola, Itália e Quênia até chegar ao Brasil, onde reside desde 2017, em Feira de Santana. Na cidade, encontrou uma outra família: os fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Cidade Nova.

Em sua ordenação fez um voto de pobreza, se submetendo ao desafio de viver somente daquilo que a Providência lhe aprouver. Fazendo jus ao seu compromisso assumido, estar ao lado dos pobres e das pessoas em situação de vulnerabilidade social têm sido uma missão diária.

Foto: Divulgação

Durante o auge da pandemia, mesmo com a frágil condição de possuir apenas um pulmão, se aventurava e saía diariamente pelas ruas das periferias de Feira de Santana para distribuir alimentos e roupas àqueles que mais necessitavam.

No âmbito eclesial, além de pároco, é vigário da Forania 3 da Arquidiocese de Feira e professor da Faculdade Católica. É graduado em Filosofia pelo Seminário Maior do Coração de Jesus, Luanda, Angola, e em Teologia, pelo Studio Teológico San Zeno Verona, Universidade Triveneta, Itália. É Mestre em Teologia, com especialização em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Lateranense, Roma, Itália.

Durante uma missa em comemoração aos seus 25 anos de Vida Consagrada foi surpreendido pelo vereador Silvio Dias (PT) com a indicação para receber o título de Cidadão Feirense.

“Chegando aos 25 anos de consagração, posso dizer que Ele não errou em ter me chamado, não porque sou capaz, mas porque necessito da Sua misericórdia que, colocando-me em suas mãos, poderei ser um instrumento. Tenho motivos de agradecer porque já me deu a possiblidade de conhecer vários povos. Deixei muito pouco, quase nada, mas só sei que, por onde passei, se realiza a promessa de Jesus, de nos dar muito mais do que deixamos junto à vida eterna”, disse o padre.

A indicação já foi protocolada na Câmara de Vereadores e agora segue para a apreciação da comissão e posterior votação. “É por tal dedicação a nossa querida Feira de Santana, que convido meus nobres colegas votarem a favor desta merecida honraria de Titulo de Cidadão Feirense ao Sr. Victor Zacarias Luaco (Padre Zacárias), tendo em vista a sua dedicação e a colaboração do homenageado para a melhoria do município, tendo prestado relevantes serviços ao Município e nele se destaca pela atuação exemplar na vida particular e pública”, conclama o edil.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários