Feira de Santana

Museu de Arte Contemporânea apresenta 15ª Mostra de Fotografias Panorama

A exposição é em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia.

Exposição Fotográfica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Teve início no último dia 3 e segue até o dia 31 de agosto, a 15ª Mostra de Fotografias Panorama no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana.

A exposição é em celebração ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Com participação de mais de 30 fotógrafos, a Mostra oferece uma perspectiva diversificada por meio de temas livres e diferentes olhares, sob a curadoria de Edson Machado e Ângelo Pinto.

Fotógrafo desde o ano de 1974, José Ângelo Leite Pinto, mais conhecido como Ângelo Pinto, explicou como as obras foram selecionadas para a exposição.

Exposição Fotográfica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós curadores, trabalhamos bem antes da exposição. A gente selecionou fotógrafos locais, escolhemos as fotografias, planejamos a arrumação destas fotografias, parte de iluminação, organização, divulgação, então toda esta parte foi feita por nós curadores. Com relação aos temas, nós deixamos o tema livre, para que cada fotógrafo pudesse mostrar um pouco do seu olhar, da sua sensibilidade, daquela história que eles querem contar através das fotografias expostas. Nós recebemos trabalhos bonitos, muito significativos que vão desde a natureza, macrofotografia, fotografia de rua, a arte digital, então é algo que tem surpreendido todos os visitantes, até mesmo a diretoria do Museu que ficou encantada com a qualidade das fotografias”, contou.

Exposição Fotográfica
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Ângelo, fotografar é uma forma de deixar algo registrado.

“A fotografia é uma forma de registrar um momento, então se você parar para analisar desde o início da pré-história, que o homem sente a necessidade de deixar registrado o seu ambiente, a sua comunidade, a sua atividade, isso a gente percebe nas próprias pinturas rupestres. Com a evolução, veio a pintura, escultura, os afrescos e a gente termina na fotografia que não deixa de ser uma ferramenta de preservação dessa história, dessa memória, então aqui nós conseguimos perceber várias fotos que se você volta hoje ao local tirado, ela já não está do mesmo jeito, então é o registro, é uma captura daquele momento em que a gente fica com ela gravada”, explicou.

Exposição Fotográfica
Foto: Arquivo Pessoal

Desde a reabertura após a pandemia da Covid-19, o Museu de Arte Contemporânea está com diversas programações.

“O Museu tem periodicamente renovado as suas exposições. Ele parou durante algum tempo por conta da pandemia, todo mundo sabe, e quando ele foi reaberto, ele foi reaberto com a ocupação que foi um grupo de artistas feirenses de todos os segmentos, forças, de escultura, de pintura, de fotografia, das artes visuais de um modo em geral, participaram dessa exposição durante dois meses e depois encerrou. Veio uma exposição de artesanato, depois veio esta exposição Panorama e existem minicursos que são dados gratuitamente para a comunidade, palestras e assim, o Museu vem criando esta movimentação de portas abertas para a comunidade, pessoas que queiram participar e queiram conhecer da arte principalmente da nossa cidade. Uma coisa que vale a pena lembrar, é de que o horário de funcionamento do Museu que antigamente era de segunda a sexta-feira ele mudou, hoje ele funciona de terça a sexta das 8 horas da manhã às 17 horas, e agora aos sábados à tarde de 13h as 17 horas”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários