O sonho de consumo dos brasileiros está em aparelhos que proporcionem o acesso à tecnologia e um pouco de conforto. A conclusão é de uma pesquisa que analisa o que os brasileiros mais gostariam de comprar.
Quando o desejo é pessoal, nada como estar conectado: 37 milhões de brasileiros querem um celular. Já quando a necessidade é coletiva e a vontade é familiar, o maior desejo de consumo é uma máquina de lavar. O eletrodoméstico é o objeto de desejo número um para quase 13,5 milhões de famílias brasileiras.
Depois da máquina de lavar roupa (23,5%), os sonhos de consumo são geladeira (21,4%) e fogão (0,9%). “Isso é realização de uma necessidade e de uma vontade e também tem a ver com conforto: ter carro para não andar de ônibus, ter um eletrodoméstico para não lavar roupa no tanque e assim por diante. Isso é importante, é qualidade de vida”.
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo mostra o ranking dos presentes que os filhos pretendem comprar para o dia das mães. Em primeiro lugar, estão roupas e calçados (37,9%), em segundo, jóias, perfumes e bijuterias (18,2%) e em terceiro, eletrodomésticos (13,5%). As informações são do Jornal Hoje.