Atualizada às 12h10 por Roberta Costa
Daniela Cardoso
A campanha de vacinação contra a gripe começou neste sábado em todo o país. O objetivo do governo é imunizar 24 milhões de pessoas até o próximo dia 25 em torno de 124 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha, que é composto por idosos de 60 anosou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais de saúde e gestantes.
Em Feira de Santana, a campanha foi iniciada no Lar Franciscano Paz e Bem, dos Frades Capuchinhos, com a presença do prefeito, Tarcízio Pimenta, o secretário de saúde, Getúlio Barbosa e Janice Estrela, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e Todas as Unidades de Saúde da Família, que no geral passam de 115 postos, na zona rural e na sede. A campanha contará ainda com postos extras no Shopping Boulevard e no estacionamento da prefeitura.
Segundo o secretário de saúde, Getúlio Barbosa, a expectativa é vacinar todas as pessoas que estão enquadradas na portaria da vacinação. "A gripe nessas pessoas causa muitas complicações”, disse o secretário.
Vacina em casa – Os idosos que são acamados, e não podem se dirigir a unidade de vacinação, poderão receber o atendimento em casa.
“Um parente pode se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e conversar com um enfermeiro ou assistentesocial para que se faça uma escala para vacinar esse idoso”, informou.
A campanha de vacinação vai até o dia 25 de maio. As informações são dos repórteres Ed Santos e Paulo José, do Acorda Cidade.