Feira Tem Teatro

O espetáculo “Encarceradas” retorna aos palcos no Feira Tem Teatro

Após 4 anos, o Grupo Recorte de Teatro traz de volta aos palcos o espetáculo "Encarceradas" em uma curta temporada nos dias 04 e 05 de agosto, às 20h, no Teatro do Cuca, dentro do projeto Feira Tem Teatro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Retratando o esquecido ambiente carcerário feminino, o espetáculo “Encarceradas”, do Grupo Recorte de Teatro, faz curta temporada, nos dias 04 e 05 de agosto, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), dentro do projeto Feira Tem Teatro. Os ingressos podem se adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações.

“Numa sociedade machista onde a mulher busca direitos e ainda é oprimida, não é valorizada, existem aquelas esquecidas e abandonadas, as presas. Muitas histórias por trás das grades”, declara Fernando Souza, diretor e autor do espetáculo.

A montagem estreou em 2014, sendo a primeira peça do Brasil a dar voz e palco a um universo ainda pouco conhecido. De forma realista e espontânea o espetáculo quebra a quarta parede e convida o público a sentir junto com o elenco cada momento da narrativa, passeando entre risos, drama e muita emoção.

“O que as levou ao crime?” “Como é o dia a dia?” Essas são algumas das perguntas que “Encarceradas” busca responder, mostrando o abandono, a dor da saudade, da criminalidade, e contando diversas histórias que muitos nem imaginam existir.

O processo de construção do espetáculo foi de muita pesquisa e referências sobre o tema, como a leitura do livro “Prisioneiras”, de Drauzio Varella, e um laboratório detalhado durante visitas ao Complexo Penal de Feira de Santana, onde, no ano de 2017, o grupo retornou e apresentou o espetáculo na íntegra para as internas, entrando mais uma vez para a história, sendo a primeira vez em que uma obra completa é apresentada na unidade.

O elenco, que também fez um intenso trabalho de preparação em espaços reduzidos e com poucos materiais de higiene, é formado por Aníbal Bastos, Carol Acos, Cathy Arouca, Daiane Cruz, Elidiane Souza, Geisa Leite, Sara Barbosa e Tom Nascimento. “Encontrei um grupo de atores corajosos para tratar de um assunto denso, polêmico e necessário. Além de levar entretenimento, Encarceradas me realiza por levar ao palco mais que uma peça de teatro, uma questão social. E, para mim, é muito importante entender a arte dessa forma”, declara Fernando.

Serviço:

Espetáculo: Encarceradas
Local: Teatro do Cuca
Data: 04 e 05/08
Horário: 20h
Classificação: 16 anos

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia – válida para professores, artistas,
estudantes, PCDs e idosos acima de 60 anos)
Link do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-
encarceradas/2097572

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários