Agenda Cultural

Bazá Rozê debate sobre machismo em evento na Biblioteca Central da Bahia

Uma Roda de Conversa sobre como a educação e a literatura podem contribuir para uma sociedade não machista vai acontecer no sábado, 05 de agosto.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Inspirado na estreia do novo local, a Biblioteca Central da Bahia (Barris), o BaZá RoZê amplia o espaço dedicado à literatura na edição deste mês. Uma Roda de Conversa sobre como a educação e a literatura podem contribuir para uma sociedade não machista vai acontecer no sábado, 05 de agosto, às 15 horas com mediação da jornalista e escritora Fernanda Carvalho.

O bate papo contará com a participação da escritora, poeta, professora Palmira Heine e do escritor Bito Teles. “A gente sonha com um mundo onde direitos masculinos não se sobreponham aos direitos femininos. Ampliar a consciência sobre o machismo é o primeiro passo para essa mudança”, aponta Fernanda Carvalho.

Doutora em Letras, Palmira Heine tem se dedicado à literatura infantojuvenil com destaque para os livros A Outra História de Dona Baratinha e A Borboletinha não quis mais ficar na cozinha (2022) e Nasça Mulher (2021). “A educação tem por objetivo libertar o sujeito das amarras do preconceito. A literatura e a leitura são instrumentos e auxiliam muito os professores, que têm um papel importante na condução destas reflexões para de transformar a sociedade”, avalia Heine.

O escritor baiano Bito Teles, pai de Lia e Gabriel e fundador da Livroteca Story Time vai compartilhar como suas vivências de paternidade e escrita têm contribuído para desenhar um mundo mais livre de estereótipos. Com cinco livros publicados, O Menino que aprendeu e (ensinou) a olhar, Pedro Borralheiro e outros contos da Ilha do Meio, Velas Cheias de Sonhos são alguns deles, além da experiência com livreiro, sempre apostou na interação com as famílias como meio de transformar o mundo através das palavras.

“ As histórias para a infância e o próprio ato da mediação da leitura entre pai e filhos, têm um efeito poderoso na construção de vínculos e valorização do afeto, contribuindo para formação de crianças mais sensíveis e empáticas”, conclui Teles.

PROGRAMAÇÃO ROZÊ OCUPA – Edição Barris
05 e 06 de agosto de 2023 (sábado e domingo) das 12h às 19h
Biblioteca Central da Bahia – Rua General Labatut, Barris, Salvador (BA)
Entrada gratuita com contribuição artística voluntária através do pix [email protected] e doação de alimentos não perecíveis para a campanha Bahia sem Fome.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Alberto Teles Bastos

Nesses “debates”, hipocritamente, todos discussão contra o machismo e cada um se diz anti-machista, mas esses basta porem os pés fora do local, afloram seus impregnados, odiosos e cotidianos machismos.