Representantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais que atuam em situações de desastres participaram entre os dias 27 e 29 de julho do VI Curso Sistema de Comando de Incidentes.
O curso ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e faz parte dos preparativos para o maior treinamento em desastres já realizado no mundo – IV Cidem, que ocorrerá dia 26 de agosto de 2023, também na Uefs.
“Qualificação como fator preponderante para a busca de uma melhor gestão em emergência e desastres.” Essa é a tônica defendida pelos organizadores do Curso. O curso foi organizado pelo Coronel BM Antônio Júlio Nascimento Silva do CBMBA, pelos professores Dr. Jeidson Antônio Morais Marques e Me. Antônio Carlos Estrela de Araújo, ambos da Uefs pelos oficiais do CBMBA, Major BM RR Carlos Soares Sobrinho Junior e do Tenente BM Jonae Braz Assunção de Carvalho.
Diversas atividades de integração foram realizadas, dinâmicas de grupo, metodologias ativas de ensino aprendizagem e momentos de confraternização, incluindo os momentos de refeições.
Estiveram presentes nesta edição do curso múltiplas instituições, dentre elas: Defesa Civil, SAMU, SMT, Guarda Municipal, Vigilantes Uefs, Secretaria de Meio Ambiente, Bombeiros, Bresc, Polícia Militar, Bope, Graer, Choque, Canil, Cavalaria da PM-FSA, DPT, Polícia Civil, Cievs, Sesab, Inema, Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Exército- 35 BI, Embasa, Coelba, Ambipar, Sobef, Cofen, Cro-Ba, Pós-Graduação Odontolegal, Ministério da Saúde, IBAMA, Radioamadores, HGCA, VIABAHIA, Imprensa, TV Olhos D´água, Uefs, Unef, Rotary Club, ABOL, Sindicatos, Técnicos de Segurança, Engenharia de Segurança Uefs, Servidores Uefs.
Desta forma, a prefeitura de Feira de Santana, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal tem apoiado fortemente este projeto e promovendo às equipes, treinamento e integração, assegurando à sociedade, mais resiliência, prevenção e capacidade de resposta para situações de crise.
O Sistema de Comando de Incidentes (SCI)
O SCI é uma ferramenta gerencial visando a estabilização e resolução de casos de emergências e desastres, por meio da coordenação e emprego de agências, pessoas, equipamentos, protocolos e procedimentos.
O SCI teve sua origem nos Estados Unidos da América, a partir da década de 70 do século XX, na ocasião de grandes incêndios florestais no sudoeste da Califórnia. Posteriormente, testado e normatizado pelo governo norte-americano passou a ser uma ferramenta utilizada em todo território dos EUA na gestão de quaisquer tipos de incidentes.
No Brasil, o SCI foi adotado a partir da primeira década do século XXI e ao longo dos anos a maioria dos Estados brasileiros passaram a utilizá-lo como instrumento de coordenação, comando e controle em eventos adversos críticos de média e grande magnitude.
O IV CIDEM
O IV Congresso Internacional de Desastres Em Massa (Cidem) ocorrerá no período de 23 a 26 de agosto de 2023, no município de Feira de Santana – Bahia.
O tema deste Congresso será: Desastres com Inundações, Barragens e Resíduos Tóxicos, envolvendo Produtos Perigosos (QBRN – e Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e Explosivos). Também serão abordados temas relacionados, atuais e de grande impacto na sociedade, como violência das escolas e universidades, evacuação, controle de pânico e percepção de risco. O evento contará com a participação de Profissionais da Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil, Peritos Nacionais e Internacionais, Interpol, Forças Armadas, Profissionais da Indústria, Pesquisadores e Especialistas dos diversos campos do conhecimento.
Nesta oportunidade, considerando a importância do tema, espera-se contar com o apoio e a representação de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, com a participação de representantes das forças que atuam em situações de desastres.
O projeto Cidem
O Projeto Cidem busca contribuir com a integração das instituições, prevenção e qualificação para resposta a desastres, além de mobilizar a sociedade, alertar para esta temática, além de sensibilizar os gestores públicos para desenvolvimento de políticas públicas que busquem a prevenção e capacidade de resposta a desastres.
A integração e sincronia das Forças, Organizações e Entidades civis e militares é de fundamental importância para uma resposta rápida e efetiva diante de um desastre. Para isto, a Uefs desenvolve o Curso de Extensão em Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, cumprindo seu papel diante da sociedade em um projeto humanitário e sem fins lucrativos. O IV Cidem é parte de uma sequência de ações voltadas ao treinamento e integração das forças que atuam em desastres nos níveis local, nacional e internacional.
Em 2014, 2015, 2016 e 2018, a Uefs, com apoio de instituições civis e militares municipais, estaduais, federais e internacionais viabilizou discussões, treinamentos, simulados e a integração entre agências que atuam em situações de desastres em massa. Nesse sentido, o último Cidem, que aconteceu em 2018, em Feira de Santana – Bahia, teve a participação de cerca de 3.500 congressistas, com a presença de 14 países e 67 agências envolvidas. O IV Cidem tem a expectativa de reunir cerca de 2.500 pessoas e representantes de diversos países, especialistas nacionais e internacionais em situações de desastres, com atividades teóricas e simulados, de forma a ser mais um marco histórico para o país.
Dessa forma, este evento se torna uma grande oportunidade de qualificação, interação das forças e treinamento no sentido da promoção da Segurança Pública e preparação para situações de desastres em massa no país, com repercussão para a comunidade internacional.
Portanto, é um evento de grande importância para toda e quaisquer agências relacionadas à prestação de serviços de atendimento a afetados por eventos diversos.
Para obter mais informações referente ao evento, através do endereço https://www.projetocidem.com/ivcidem , no telefone ( 75 ) 98108 – 0343 ou pelos e- mails: [email protected] e [email protected].
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram