UEFS

Estudos afro-brasileiros e indígenas são tema de seminário na Uefs

Dentre os temas a serem abordados estão políticas afirmativas e educação diferenciada para comunidades indígenas e quilombolas.

Acorda Cidade

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, de 8 a 10 de maio, o 2º Seminário de Estudos Afro-Brasileiros & Indígenas. Está prevista a participação de pesquisadores e estudantes de instituições brasileiras e do exterior. Dentre os temas a serem abordados estão políticas afirmativas e educação diferenciada para comunidades indígenas e quilombolas.
 
As atividades terão início na terça-feira, às 8h30 no auditório Victor Meyer, módulo 7, campus universitário. O professor Yoporeka Somet profere palestra sobre o tema Filosofia Africana. Somet, natural de Burkina-Faso, é conselheiro da Academia Escolar de Nancy-Metz, da França. Doutor em Filosofia e doutorando em Egiptologia, é também membro do conselho editorial da revista Ankh e autor de livros sobre gramática e vocabulário de hieróglifos do Egito Antigo. A atividade será coordenada pelo professor doutor Jacques Depelchin, do historiador e político africano.
 
As palestras e conferências vão abordar temas como Comunidades Tradicionais: Lutas Territoriais e Criminalização de Lideranças; Pensar a África além das Fronteiras e dos Preconceitos; Cotidiano de Discriminações das Identidades Negra e Indígena; África: Entre Acomodação, Negação e Afirmação; Repensando as Metodologias de Ensino e Pesquisa para História da África e História Indígena; Amazônia/NordesteComunidades Tradicionais e Questões Ambientais; Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: a aplicação da Lei 11.645/08; Indígenas e Negros na Bahia: Experiências, Formação, Pesquisa e Extensão.
 
Dentre as atividades culturais a serem realizadas está prevista, para as 12h15 de terça-feira, apresentação do ritual “toré” por estudantes que moram na residência indígena no campus, mantida através das políticas de ações afirmativas e de permanência da Uefs. Às 19 horas haverá apresentação de samba de roda por artistas da Comunidade Quilombola do distrito de Matinha, em Feira de Santana.
 
O seminário é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo Programa de Pós-Graduação em Historia da Uefs, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
As inscrições para o seminário ainda estão abertas. Informações através do telefone (75) 3161-8097. Confira a programação completa no portal www.uefs.br/portal, seção Notícias.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários