Preservação

Filhote de Onça-Parda é transportada de avião do Rio de Janeiro para Salvador

Com o transporte da onça-parda, chega a 50 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023.

Foto: Cras Unesa/Latam
Foto: Cras Unesa/Latam

Um filhote de Onça-Parda (Puma concolor) de apenas 6 meses recebeu um novo lar nesta quinta-feira (27). Ele foi transportado gratuitamente do aeroporto Santos Dumont para Salvador, no Rio de Janeiro, pelo programa Avião Solidário da Latam.

O transporte tem como finalidade proporcionar um lar adequado e preservar a espécie, que vem sofrendo ao longo dos anos pela perda de habitat.

Foto: Cras Unesa/Latam

O felino foi resgatado em abril deste ano pela Unidade de Polícia Ambiental no município de Cambuci, no noroeste do Rio de Janeiro, e encaminhado para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, em São Gonçalo. Em seguida, foi enviado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) ao Cras (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), da Estácio Vargem Pequena, para avaliação veterinária e exames complementares.

Após receber os cuidados, os profissionais decidiram pelo seu envio para o Zoológico de Salvador, gerido pelo Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e que dispõe de estrutura e manejo adequados para proporcionar bem-estar ao animal. Na avaliação dos profissionais, a soltura do filhote em seu habitat natural seria complexa considerando aspectos de adaptabilidade, aprendizado de caça, domínio de território e monitoramento pós-soltura.

Foto: Cras Unesa/Latam

O animal foi embarcado em um voo da Latam que partiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 09h50 (hora local) e pousou em Salvador às 11h50. De lá, foi transportado via terrestre ao Zoológico de Salvador. Nos próximos dias, o filhote deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzido ao novo lar.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo programa Avião Solidário, evitando um deslocamento terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para duas horas um percurso que levaria quase 24 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao felino.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com o transporte da onça-parda, chega a 50 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da Latam para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Além dos 50 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários