Atividades físicas também podem ser incluídas nas comemorações dos feriados. A prova disso foi demonstrada por centenas de atletas que participaram da 11ª edição da Corrida Rústica Maria Quitéria, realizada na manhã desta terça-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Promovida pela Associação Cultural dos Atletas Corredores e Desportistas de Feira de Santana (Acad), a Corrida Rústica conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Com aproximadamente oito quilômetros de percurso, a competição teve largada em frente ao lado do Paço Municipal Maria Quitéria. Os atletas seguiram até o viaduto situado no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e avenida Eduardo Froés da Mota (Anel de Contorno) e retornaram também pela Getúlio Vargas indo em direção ao ponto de chegada, situado ao lado da Igreja Senhor dos Passos.
De acordo com o organizador e presidente da Acad, Jaime Feliciano Cardoso, a atividade visa estimular a prática da atividade física em dias atípicos. “Os feriados costumam ser sempre comemorados em barzinhos, com muita comida e bebida. Queremos hoje mobilizar principalmente os trabalhadores a aproveitarem o feriado praticando caminhadas ou corridas. Mais importante que competir, é buscar manter uma vida saudável, e a atividade física é essencial neste processo”, salienta.
Para a auxiliar de enfermagem Norma Suely Cardoso, 52 anos, que participa pela segunda vez da competição, a proposta da Corrida Rústica é válida. “Todos nós sabemos que o sedentarismo faz mal a saúde. Ainda assim, não conseguimos vencê-lo facilmente. Esse incentivo a cuidar ainda mais da saúde em pleno feriado é mesmo necessário, pois precisamos despertar para isso”, comenta.
Os quatro primeiros colocados receberam premiações em dinheiro, medalha e troféu, e os demais corredores receberão medalhas de participação. Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou viaturas e prepostos no local, para garantir a fluidez do trânsito. As informações são da Secom.