Feira de Santana

Fé, devoção e tradição marcam a procissão de Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade

Milhares de fieis católicos saíram pelas ruas de Feira de Santana para celebrar o dia de Senhora Sant'Ana.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, o município de Feira de Santana se encheu de fé e devoção durante a tradicional procissão pelas ruas do centro da cidade, em comemoração ao dia da padroeira, Senhora Sant’Ana.

Para muitos moradores, a Procissão de Sant’Ana é mais do que uma tradição religiosa; é um momento de confraternização e de fortalecimento dos laços de comunidade.

Durante o trajeto, os fiéis também aproveitaram para pedir proteção, bênçãos e agradecer pelas graças recebidas entoando cânticos religiosos, criando um ambiente de espiritualidade e reflexão.

Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade

A escrivã de polícia, Ana Cristina Almeida, participa da procissão descalça há mais de 40 anos. Ela disse ao Acorda Cidade que segue o exemplo da mãe.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É promessa que minha mãe fez e desde a barriga dela e eu e minha irmã, que hoje está fora, acompanhamos descalça. Eu continuo há 53 anos firme e forte com Sant’Ana me guiando e me protegendo. Sempre peço saúde e gratidão, nada mais. Me sinto feliz, lisonjeada e não tenho palavras para expressar sobre o que é estar aqui seguindo minha mãe, é incansável. E vou seguir por muitos anos”, declarou.

O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Dementtino Castro, destacou a quantidade de pessoas que participaram da caminhada.

Dom Zanoni | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É um momento bastante bonito, com uma participação popular bastante numerosa e ativa, é uma multidão nesta manifestação pública da fé. É a devoção do povo, é a tradição da gente, é de fato a representação da origem dessa grande cidade, essa fé cristã católica, representada pela devoção de um casal portugueses que deu nome a esta grande metrópole, Feira de Santana. No ano passado teve procissão, mas foi bem menor (ainda por conta da pandemia). Só que agora é uma multidão. Eu nem sei o número de imagens, de paróquias e comunidades que estão participando deste momento. Vejo um comprometimento muito grande da igreja, há muitos jovens, e percebemos um grande fervor nas nossas comunidades eclesiásticas”, enfatizou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A empresária Ivana Costa, da paróquia Santa Dulce dos Pobres no bairro Pampalona, disse que é devota de Senhora Sant’Ana há muitos anos. “É um evento muito importante. Senhora Sant’Ana é a avó de Jesus Cristo, então, ela representa a família. Sou devota desde criança, é um momento de muita fé para todos nós”, afirmou.

Segundo Ivana, só da paróquia a qual ela pertence cerca de 100 pessoas estavam participando do evento religioso.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Madalena Moreira, do bairro Asa Branca, falou da alegria de estar no evento em homenagem à padroeira da cidade. “Ficamos muito felizes por participar dessa procissão para a avó de Jesus. Eu sou avó e hoje me sinto muito feliz”, pontuou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nada melhor do que caminhar com os avós de Jesus”, declarou Cledison Santos, outro devoto também presente na procissão de Sant’Ana.

Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Procissão Senhora Santana 2023, em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários