Bahia

Economia solidária faturou cerca R$ 40 mil no Chocolat Festival, em Ilhéus

Evento ocorreu no último fim de semana e movimentou o setor cacaueiro da Bahia.

Foto: Martone Badaró
Foto: Martone Badaró

Com participação expressiva no Chocolat Festival, realizando entre os dias 20 e 23, em Ilhéus, a Economia Solidária do Litoral Sul da Bahia celebra o montante de aproximadamente R$ 40 mil em vendas durante a 30ª edição do evento que atraiu expositores de diversas partes do Estado e do Brasil, além de visitantes e turistas. O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul participou com espaço próprio de comercialização expondo a diversidade produtiva da região, itens feitos por empreendimentos econômicos solidários do território.

Ao todo, 50 empreendimentos expuseram seus chocolates em barra de diversos tipos como branco, ao leite, vegano e em diversas porcentagens de cacau, além de melaço de cacau, pinga de cacau, balinhas de cupuaçu e artesanatos com a identidade do Litoral Sul da Bahia. Os itens foram comercializados no Centro de Convenções de Ilhéus.

A iniciativa mobilizou a Itabuna, Ilhéus e região que foi até o espaço conferir de perto a programação do evento. O festival contou com cozinha show, palestras, comercialização de produtos e apresentações artísticas.

Foto: Martone Badaró

“O Cesol Litoral Sul mais uma vez chega junto desse evento que é um dos principais do segmento do cacau e chocolate no Brasil e reúne expositores de diversas partes do país, além de parceiros estratégicos que podem gerar relacionamentos e network para ações futuras contribuindo assim para o desenvolvimento, sobretudo, da economia solidária – núcleo que conta com a presença expressiva de mulheres que empreendem em coletivo para gerar sustento para suas famílias e fomentam outro tipo de economia em nosso território: a economia solidária e pautada em princípios de cooperativismo e autogestão, por exemplo”, destacou o coordenador geral do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes.

Internacionalização do Chocolate

Além de comemorar o montante de cerca de R$ 40 mil em vendas durante o evento, Thiago lembrou do pioneirismo do Cesol e da economia solidária da Bahia por meio de um projeto piloto de internacionalização do Chocolate, em parceria com o Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI) da Universidade Salvador (UNIFACS). Neste primeiro momento, três marcas participam de um consórcio para exportação de chocolates baianos: Modaka, Natucoa e Benevides.

Marca Caçula

Mais novo empreendimento da cadeia socioprodutiva do cacau, a marca Chocolates ChocoSol surgiu em março de 2023, quando sua fábrica-escola foi inaugurada. O espaço funciona na Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc) e beneficia o cacau de empreendimentos da economia solidária atendidos com assistência socioprodutiva do Cesol Litoral Sul. Durante o Chocolat Festival foi lançado o chocolate branco da marca que em breve terá sua cooperativa própria.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários