Bahia

“Continuaremos firmes no combate à criminalidade”, afirma Jerônimo Rodrigues

Foram contabilizados 2.523 casos de mortes violentas este ano, contra 2.643 no mesmo período de 2022.

Foto: Rafael Martins/GOVBA
Foto: Rafael Martins/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou nesta sexta-feira (21) a disposição do Estado no combate à criminalidade. O gestor destaca que vai continuar investindo cada vez mais na construção e reestruturação de unidades policiais, aquisição de armas, coletes e ferramentas tecnológicas e na valorização dos profissionais da segurança pública, bem como na ampliação das ações de assistência e inclusão sociais.

Jerônimo participa hoje de reuniões, em Brasília, para o desenvolvimento de ações conjuntas com o Governo Federal com o objetivo de maior eficiência na Segurança Pública em atuação conjunta com as forças federais.

“Nós continuaremos firmes nessa pegada da Segurança Pública, nós sabemos a nossa responsabilidade, nós vamos investir orçamento nisso cada vez mais, em concursos, em remuneração salarial, em armas, em viaturas, em coletes, mas nós temos que saber que o Governo Federal é fundamental nesta parceria. A entrada e saída de armas no país, a entrada e a saída de armas nos estados requer uma defesa de fronteira, e o Governo Federal vai trabalhar com isso, além dos prefeitos que podem ajudar e muito, por exemplo, com guardas municipais, com iluminação pública, então nós não queremos botar a culpa em ninguém, nós temos a responsabilidade de assumir aquilo que é nosso”, afirmou.

No primeiro semestre de 2023, os homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte apresentaram redução de 4,5% na Bahia, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 2.523 casos de mortes violentas este ano, contra 2.643 no mesmo período de 2022.

Também foi registrada uma redução de 14,9% no índice de feminicídios, que saiu de 47 em 2022 para 40 no primeiro semestre deste ano. Entre outas ações, ainda houve apreensão recorde de cerca de 40 fuzis, além de mais de 2.500 armas de fogo retiradas de circulação ilegal e prisão de 9.019 criminosos na Bahia – são 50 pessoas envolvidas com atividades ilícitas capturadas diariamente.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Samuel

A Bahia tem os quatro Municípios mais violentos do país. Só rindo.

Jose carlos passos Silva

Kkkkkk.
A estatística está aí e pelo que sabemos o governo anterior (Rui Costa) é do seu partido.
Só rindo.

Patriota

Ainda tem gente que acredita? A Bahia está sendo violentada e estrupada a muitos anos e, o que se viu, foram festas e aplausos nos presídios, além das visitas de cortesia de políticos a criminosos, com a volta deste partido ao poder. Cidades da Bahia no ranking das mais violentas do Brasil, concorrendo com Rio e São Paulo. Só os trouxas não enxergam.

PP

Esse aí só sabe mentir, igual a o outro e só sabe ir pra festa que às cidades fazem aniversário, prá isso ele é muito bom, saúde tá essa merda mais o povo gosta disso então vamos pular dançar.kkkkkkkkkkkkkkk

Miguel

O governador vive em uma realidade parela. Continuar firme no caos em que estamos? Essa política não deu certo. O senhor tem uma visão muito romantizada da bandidagem. Prende hoje e solta hoje. Quem atenta contra a democracia vai passar mais tempo preso do que quem mata alguém.

Cidadão

Continue nessa pegada que logo logo das vinte cidades mais violentas do Brasil as vintes serão da Bahia

Nilton

É o PT sempre pensando nos baianos.

Jorge Santos

Quase 20 ano do partido dele no governo e vem com essa conversa fiada… transformaram a Bahia no Río de Janeiro e só piora, matar os criminosos não resolve o problema, eles são muitos; no estado de pobreza, desemprego e sem a assistência social necessária só iremos piorar.

Antônio Ageu

“Continuaremos firmes no combate a criminalidade”. Será que o governador está ciente que para “continuar” algo é necessário que algum momento tenha “começado”? E isso claramente nunca aconteceu.

O amor venceu

Exatamente. O Governador quer subestimar a inteligência da população de bem, só pode.