Feira de Santana

Projeto Tempo de Aprender oferece vagas para Ensino Fundamental II e Médio

Saiba como realizar a matrícula.

Programa Tempo de Aprender
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Estão abertas as matrículas no Colégio Estadual General Osório em Feira de Santana, para o Projeto Tempo de Aprender, um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.

O Acorda Cidade conversou com o diretor da unidade de educação, Leandro Maciel que explicou os critérios que são analisados para que aquele jovem, adulto ou idoso, possa realizar a matrícula.

Programa Tempo de Aprender
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Tempo de Aprender é uma oferta da educação de jovens, adultos, idosos, e destina prioritariamente aquelas pessoas que não possuem disponibilidade de tempo para frequentar os cursos regulares com a educação seriada ou outros tipos como o EJA [Educação de Jovens e Adultos], e pelas condições de vida e de trabalho, precisam concluir a escolarização básica. A partir dos 18 anos, o aluno já pode vir aqui, podendo frequentar os cursos escolhidos por disciplinas de forma semestral, e estudar duas, até três vezes por semana”, informou.

De acordo com o diretor, o Tempo de Aprender beneficia estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental II ou o Ensino Médio.

“O Tempo de Aprender é para o Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano, que dura aí pelo período de um ano e meio, se o aluno pegar todas as disciplinas em seu tempo, e o Ensino Médio, ele pode concluir em até dois anos, também se ele pegar todas as disciplinas dentro do seu tempo. Mas como o próprio nome já diz, é tempo para aprender, então a gente trabalha com a vida humana, o trabalhador que não tem a possibilidade de estar na escola todos os dias, então aqui, a gente consegue ajustar o seu percurso educativo, é um percurso pedagógico para que ele consiga continuar no mercado de trabalho e fazendo seu processo de escolarização”, pontuou.

Como fazer a matrícula?

Os interessados devem comparecer no Colégio Estadual General Osório, que fica localizado na Rua Castro Alves, munidos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, além de duas fotos 3X4.

“Lembrando que as aulas já começam a partir do dia 21, e nós temos vagas disponíveis, até porque é o próprio aluno que escolhe quais disciplinas ele vai cursar, ele pode então optar por Matemática I, Língua Portuguesa e História, ou pode também escolher Matemática I, Língua Inglesa, é assim que funciona”, afirmou.

Ana Rosa é uma das professoras do Programa Tempo de Aprender. Ao Acorda Cidade ela destacou a importância que o projeto tem na vida de uma pessoa que ainda não concluiu os estudos.

Programa Tempo de Aprender
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Isso traz um resultado muito positivo para este estudante, porque ele já chega aqui, e a partir deste momento já existe uma valorização muito grande dos conhecimentos prévios que ele já traz da vida, dos saberes, e nós trabalhamos de uma forma cotidiana, uma avaliação que é feita no dia a dia, uma construção desse conhecimento na sala de aula com o professor, então normalmente o resultado é excelente”, disse.

Ainda de acordo com a professora, os estudos são considerados como porta aberta para o mundo.

“O conhecimento hoje é porta aberta para as novas possibilidades de crescimento profissional, então o Tempo de Aprender traz essas alternativas. Voltar a estudar é um sopro de vida, uma nova motivação e ter a oportunidade de ter novas experiências”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários