Estatística

Feira de Santana teve mais de 170 homicídios no 1º semestre; veja os bairros com os maiores índices

O levantamento aponta um aumento das mortes violentas no município com relação ao mesmo período no ano passado.

Homicídio na Matinha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No primeiro semestre de 2023 foram registrados em Feira de Santana 179 homicídios, duas lesões corporais seguidas de morte e quatro latrocínios, totalizando 185 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Além destas mortes, 49 pessoas morreram em decorrência de intervenção policial no primeiro semestre. Do total de mortes registradas entre janeiro e junho, 16 vítimas eram menores de 18 anos e 15 eram mulheres.

O número aponta um aumento das mortes violentas no município com relação ao mesmo período no ano passado. Em 2022, conforme levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, foram registrados em Feira de Santana 143 homicídios e dois latrocínios, totalizando 145 CVLIs. Deste total, 17 mulheres e 14 menores de 18 anos foram mortos. Com relação às mortes em decorrência de intervenção policial, foram registrados 34 óbitos

No comparativo, houve redução em 2023 apenas no número de mulheres e adolescentes assassinados.

No primeiro semestre de 2023, a maioria dos homens foram mortos a tiros com 166 casos, e oito a facadas. Já em relação às mulheres, 13 foram mortas a tiros, uma a pedradas e uma a golpes de pilão..

Bairros e distritos

O levantamento feito pelo repórter Acorda Cidade também comparou o número de homicídios registrados nas áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM).

Nos primeiros semestres dos dois anos, a 66ª CIPM foi a que mais registrou CVLIs. Além disso, todas as companhias tiveram aumento nos índices de mortes violentas.

Com relação aos bairros, Conceição lidera a lista com 22 homicídios, e na sequência está Mangabeira, com 13. Com relação aos distritos, Maria Quitéria e Humildes são os que mais tiveram registros, com 8 e 7 mortes violentas, respectivamente, no primeiro semestre de 2023.

LISTA DE BAIRROS E DISTRITOS

  1. Conceição -22
  2. Mangabeira -13
  3. Ponto Central – 9
  4. Queimadinha – 8
  5. Centro, Aviário, Papagaio -7
  6. Gabriela e Rocinha – 5
  7. Asa Branca, Feira X, Campo Limpo, Parque Getúlio Vargas, Novo Horizonte e São João – 4
  8. George Américo, Santo Antônio dos Prazeres, Feira VII, Parque Ipê, Tomba (áreas principais), Nova Esperança, Sítio Matias, Limoeiro, Rua Nova.
  9. Pampalona, Pedra do Descanso, Serraria Brasil, SIM, Jardim Acácia, Jardim Cruzeiro, Santa Mônica II, Campo do Gado Novo – 2
  10. Parque Tamandari, Conjunto Bom Viver, Vale do Jacuípe, Brasília, Viveiros, Caraíbas, Capuchinhos, Expansão do Feira IX, Sobradinho, Calumbi, Olhos D’água, Fraternidade e Subaé.

Distritos

  1. Maria Quitéria – 8
  2. Humildes – 7
  3. Matinha – 3
  4. Jaíba – 2
  5. Governador João Durval (Ipuaçu) e Tiquaruçu – 1
  6. Bonfim de Feira e Jaguara – Zero homicídios.

O que diz a Polícia Militar

O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel PM Antônio Lopes informou que já intensificou o policiamento nos bairros Conceição e Mangabeira e que já tem observado uma redução dos CVLIs nestas localidades.

Ele informou também que não adianta aumentar o número de Companhias, mas sim distribuí-las, e isso já está sendo estudado para posteriormente ser apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar

Ele ressalta que redistribuição de bairros que compõem uma companhia inclui efetivo, viaturas e armamento.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários