Acorda Cidade
Fazer prevalecer o direito da criança e do adolescente é uma das propostas da Casa da Folia, que completa três anos de existência na Micareta 2012. A iniciativa tem como objetivo acolher crianças e adolescentes, filhos de comerciantes que trabalham no Circuito Maneca Ferreira. Neste ano a Casa da Folia funcionará em regime de 24 horas no Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira, localizada na rua Manoel Bandeira, Centro.
Até o momento, mais de 20 crianças estão sendo assistidas por uma equipe de profissionais composta por: assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, pedagogos, dentre outros. Os interessados em usufruir do serviço devem se dirigir até a unidade portando todos os documentos pessoais. Segundo a coordenadora Maria Antonia Pedreira, os pais precisam preencher um questionário e em seguida assinar um temo de entrega sob responsabilidade.
“Para divulgar este espaço acolhedor realizamos abordagem no circuito, barracas, e Terminal Rodoviário. Algumas crianças estão hospedadas desde quinta-feira (19), início da Micareta, e devem ser entregues aos pais na próxima segunda a partir das oito horas” explica. Ela acredita que neste sábado (21) a demanda será ainda maior. “Muitos foliões vão vir de outras cidades para comercializar durante a festa. Aqui na Casa da Folia as crianças encontram amor, paz, segurança, carinho e alegria”, ressalta.
A vendedora ambulante Ana Priscila Cabral elogiou o trabalho dos profissionais da Casa da Folia. “Estou trabalhando tranqüila, pois sei que minha filha está recebendo todos os cuidados necessários. Aqui as crianças recebem alimentação, banho, roupas e dormida sem custo nenhum”, afirma.
Para Ana Clara Pereira, 11 anos, a Casa da Folia é o melhor para ficar durante a Micareta. “Aqui é muito bom, nos divertimos bastante. O que mais gosto é de assistir desenhos”, conta. Já Pâmela Andrade, 11 anos, diz que se pudesse nem voltava mais para casa. “As tias me tratam muito bem aqui. Queria trazer minha mãe para ficar aqui também, mas ainda bem que no ano que vem eu volto de novo”, comemora.
Vitória Santos, 8 anos, conta que o que mais gosta é da Brinquedoteca. “Aqui eu merendo na hora certa e também tem um monte de brinquedos legais para brincar. Estou gostando muito”, declara. As informações são da Secom.