O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) falou nesta segunda-feira (10), em entrevista ao podcast O Assunto, sobre a foto em que aparece ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e que teria gerado atrito entre o governador e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Haddad, a conversa com Tarcísio sobre a reforma tributária teve início pelo bom relacionamento que os dois desenvolveram na disputa eleitoral. “Nós tivemos uma campanha propositiva, de nível. Ninguém xingou ninguém, discutindo ideias, não teve baixaria. É o que o Brasil está precisando, de política com ‘P’ maiúsculo”, diz.
Haddad diz que viu que o governador estava “em uma situação complicada” por estar contra a arrecadação centralizada. Então, foi oferecida uma solução que, segundo o ministro, respeita o pacto federativo e utiliza dois critérios: um que é a maioria dos estados e um que tem o critério que era republicano, que tem que corresponder a mais de 50% da população. Foi com esse entendimento, que os dois apareceram juntos em imagem que gerou incômodo na ala bolsonarista do PL.
“Ao vê-lo mais confortável e recuando diante de uma premissa nossa de centralizar a arrecadação, eu falei: ‘Pô, vamos descer e dar a boa notícia para o país’. Então, imagina se eu estava preocupado com o Bolsonaro? Pra mim o Bolsonaro é uma pessoa preocupante pelo que ele faz e pelo que ele representa. Eu jamais me preocupei em preocupá-lo. Na verdade o país que deve estar preocupado com ele, não eu em saber o que ele vai achar de uma foto ao lado do governador de São Paulo… Nem passa pela minha cabeça o Bolsonaro”, conta.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram