Feira de Santana

Agência do Banco Santander da JJ Seabra encerra as atividades dia 14 de julho

Ainda não há informações se os bancários serão demitidos ou realocados.

Banco Santander
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mais uma agência bancária encerrará as atividades no município. No mês de março deste ano, a agência do Banco Itaú localizada na Avenida Presidente Dutra também fechou as portas depois de 10 anos, e desta vez, será a agência do Banco Santander que fica na Avenida Joaquim José Seabra, mais conhecida como JJ Seabra.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato dos Bancários, Eritan Machado informou que o momento apresenta um cenário de incertezas.

Banco Santander
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós encaramos esta notícia com bastante preocupação e tristeza porque ali tem vidas envolvidas, nós temos bancários e bancárias que acabam ficando neste cenário de incertezas sem saber se serão demitidos ou se serão realocados para outras agências, nós temos o terceirizado da vigilância e da limpeza que já receberam o aviso prévio que serão demitidos, então são pais e mães de famílias que do dia para noite irão perder o seu sustento e acaba sendo um fechamento de mais uma unidade aqui em Feira de Santana. Nós tivemos no mês de março o fechamento da agência do Itaú da Avenida Presidente Dutra e agora nós temos o fechamento do Santander, e são encerramentos de pontos de trabalho que não se justificam, dado o lucro dessas instituições financeiras. Por exemplo, o Santander lucrou nestes três primeiros meses de 2023, 3 bilhões de reais, e quando um pequeno comerciante fecha o seu estabelecimento, ele fecha porque seu estabelecimento está dando prejuízo, mas o que é que um banco que no ano passado o Santander lucrou 13 bilhões de reais, o que é que justifica esse fechamento de unidade? Então é isso que a gente se questiona, a gente entende que é injusto este fechamento e que vai prejudicar toda aquela comunidade”, explicou.

De acordo com o presidente do sindicato a agência encerra as atividades no dia 14 de julho.

Banco Santander
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O Santander já divulgou que até o dia 14 a agência continua aberta, depois desta data serão encerradas as atividades naquela localidade e todos os comerciantes, todos os usuários e clientes daquela instituição financeira, acabam sendo prejudicados. O Santander se comprometeu em manter o emprego dos bancários, mas não em relação aos vigilantes e terceirizados de limpeza, giram algo em torno de 4 a 5 pessoas, então é isso que a gente encara com preocupação. A justificativa é que não há demandas de clientes, mas acaba sendo um contrassenso porque o próprio banco ele tem uma política de afastar o cliente das unidades bancárias, se você vai buscar uma agência bancária, ele expulsa o cliente da agência, ele encaminha para um correspondente bancário, ele se nega a atender, então é isso eles alegam que não há demanda de clientes para aquela unidade e por isso eles encerram as atividades”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Após 10 anos, agência do Itaú da Avenida Presidente Dutra encerra as atividades

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
@everas.fsa

Se fechou é porque não estava tendo lucro, ninguém enxerra atividades de um estabelecimento que está lucrando alto. O presidente do sindicato está falando asneiras. A questão é que os bancos físicos estão perdendo espaço para os bancos digitais, com isso a maioria dos bancos físicos estão se adequando para atendimento Digital.
Acorda pra vida “Presidente”.

Rosenei Silva de Jesus

Eu sei que no centro da cidade está com muitas lojas fechasas, e esse número só aumenta, com esse governo tem fechado cada vez mais postos de trabalho

Jorge Santos

Bancários e cobradores de ônibus precisam de ajuda do sindicato para explorar outras áreas, iniciando uma nova formação, por exemplo. Reclamar não adianta, a tecnologia condenou essas e outras profissões à extinção.

Marcos

Concordo. Mantendo atual postura não se terá nem sindicato dos bancários. A reação precisa ser propositiva. Avaliar os cenários de futuro da profissão e investir em capacitação. Aí o sindicato pode influenciar muito mais que meros protestos em frente as unidades de atendimento.

Jose silva

Isso é o futuro. Várias profissões vai deixar de existir, e bancário é uma delas. Quando a galera jovem ai começar a utilizar bancos, só vão usar digital.

Joao Sá

Em 5 anos, centenas de profissões não existirão mais. Os taxis foram subistituidos pelo UBEr, os Bancos pelas Fintechs (banco Digitais) – Acordem e se modernizem pq que Lul@ não vai instalar o ‘retrógrado’ no Brasil, Bem vindo ao futuro!!!

Anderson Torres

Você fez uma salada de coisas kkkkkkk

É certo que em razão do advento das novas tecnologias muitas coisas estão mudando nas diversas áreas da economia global, e isso não seria diferente no Brasil. No entanto, é necessário olhar além do óbvio, e compreender – num esforço de análise – os impactos que essas transformações afetam o mundo do trabalho, e como isso provoca quebradeira para os trabalhadores.

Michele Lopes Amorim

Isso é verdade muitas desveles fui pra resolver u problema é mandaram eu fazer pelo telefone então o próprio banco está afastando os clientes das agências hoje tudo está sendo feito por aplicativo ou telefone os usuários não estão mais indo nas agências. Fico triste pelos funcionários que nesse momento que o Brasil anda com a economia ficaram desempregados