Encurtando distâncias

Inaugurado o primeiro voo direto entre Feira de Santana e Salvador

O próximo voo será nesta quinta-feira (6).

Aeroporto de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O primeiro voo direto entre as cidades de Feira de Santana e Salvador ocorreu na manhã desta terça-feira (4). O avião aterrissou em Feira de Santana às 09h30 e decolou às 10h, em direção a capital baiana.

Segundo Rodrigo Magalhães Siebra, diretor técnico do Aeroporto de Feira de Santana (AFS), o voo operado pela aeronave do modelo ATR-72, possui capacidade para acomodar 68 passageiros, com duração de 30 minutos ou até em menos tempo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Aeroporto de Feira da possui um histórico de operação anterior porém reinicamos agora essa operação com uma nova empresa aérea, um novo momento para Feira de Santana. A partir disso, passamos a oferecer voos regulares todos os dias sejam para Recife ou para Salvador. A parceria é importante não só para a região de Feira de Santana, mas para todas as cidades circunvizinhas, porque é uma possibilidade que a pessoa passa a ter de sair de Feira de Santana para o Brasil e para o mundo. Porque Salvador é um centro de conexões, a pessoa consegue embarcar para outras cidades, outros estados brasileiros, assim como para fora do Brasil”, informou.

Negociações já estão acontecendo há meses para que a consolidação dessa operação fosse realizada hoje.

“Os voos são ofertados pela Latam Airlines Brasil, que é uma das maiores empresas aéreas do Brasil, porém os voos são operados pela VoePass que é detentora da aeronave e da parceria com a Latam. Eles estão operando às terças e quintas, mas a tendência é que essas operações possam aumentar. Na terça o avião pousa em Feira de Santana às 9h30 e decola às 10h para Salvador. A origem e o destino é Salvador. Já nas quintas o avião vem no voo vespertino, no final da tarde, pousando em Feira às 17h15 de Salvador e retornando para Salvador às 17h45”, descreveu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A tendência é que os voos aumentem. “Esperamos que essa demanda reprimida que temos em Feira de Santana possa utilizar o modal aéreo saindo de Feira de Santana e não se deslocando para outros centros”.

A VoePass Linhas Aéreas comemorou na segunda-feira (3), 28 anos de operação. O diretor observou que ela é a Companhia Aérea mais antiga do Brasil.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O voo de Feira de Santana a Salvador é regional. A aeronave operada é um Turboélice, tem configuração para operar com até 68 assentos. O tempo estimado desse voo é de 30 minutos, mas a depender das condições pode ser realizado em menos tempo como o voo desta terça-feira”, frisou.

Samuel de Jesus Souza que é empresário no ramo de confecções e possui um canal Instagram voltado para viagens, relatou que o voo foi tranquilo e rápido.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi um voo bem tranquilo, sem turbulência, uma sensação diferente por ser um voo inaugural e foi rápido. Foram menos de 30 minutos de voo, paguei R$ 110. Acredito que é uma oportunidade para quem deseja chegar a capital baiana em menos tempo, diminui a distância. Eu costumo viajar mais de ônibus, tenho o hobbie de fotografar ônibus, fazer vídeos, viajar, e como surgiu essa oportunidade, em vez de viajar de ônibus resolvi fazer o voo”, compartilhou o passageiro.

O deputado federal Zé Neto também esteve presente nessa operação e destacou que foi um voo muito rápido.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Para mim foi muito bom. Sou apaixonado por essa cidade e por esse aeroporto sou um batalhador. Agora mesmo só estão faltando duas desapropriações das 14 que tinham que ser feitas. O governador Jerônimo disse que trabalharemos no processo de expansão da pista lateral para trazer voos de São Paulo, Brasília e faremos a cidade ter um aeroporto do tamanho que ela merece”, relatou.

Ao Acorda Cidade, Zé Neto salientou que a conexão para Salvador é uma ótima alternativa.

“Não tem que ter disputa, tem que ter ligação não só aos passageiros, mas também em relação às cargas. Parabéns a Valter, ao pessoal da AFS, e também agradecer ao governador Jerônimo pois tudo isso tem o lado do governo de proporcionar facilidades com as empresas do ponto de vista da tributação para facilitar esses voos”, frisou.

O próximo voo será nesta quinta-feira (6). A aeronave pousará às 17h15 e decolará às 17h45.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
20 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
JOSÉ NELIO MONTEIRO CORSINI

Bom dia!

Em primeiro lugar agradecer as boas notícias trazidas pelo ACORDACIDADE. Gostaria de parabenizar a equipe do professor Walter que vem conseguindo mobilizar as companhias para trazer novas alternativas de voos para nosso aeroporto. Vamos reconhecer o empenho e a dedicação do Deputado José Neto que ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues vem atuando para viabilizar esta importante estrutura de transporte para Feira de Santana e Região.

Abraços à equipe do ACORDACIDADE

Dê a César o que é de César

Parabéns a Zé Neto, Jerônimo é toda a equipe por mais essa conquista para Feira

Reinaldo

Por enquanto poderíamos chamar ” campo de aviação “

Reinaldo

Falta força política para tirar esse atraso dessa obra do aeroporto tão importante para cidade . Feira de Santana sempre segundo plano pelo governo estado Bahia.

Marcos Porto

Como assim primeiro voo? A Azul não já voou FEC/SSA?

Marlins

Se preocupa não tabareus que o aeroporto daqui ficará que nem a ponte salvador Itaparica, o parque da lagoa e etc, rebanho de iludidos. Kkkk

Luiz

Como assim primeiro voo direto entre Feira de Santana e Salvador? A Azul já operou nesse trecho antes. Primeira viagem foi no dia 30 de Setembro de 2014. Por coincidência, com voos também às terças e quintas-feiras. Foi matéria aqui no Acorda Cidade, no dia 1° de Outubro.

Luiz Pinto

Governador, acredito que vc excelência vai ampliar o aeroporto.
Feira merece mais vôos !

Luiz

Pois é, xará. Poderia interligar com outras cidades médias da Bahia e do Nordeste e/ou capitais próximas, como ponte para localidades maiores. Por exemplo, Feira-Aracaju-Recife; Feira-Ilhéus-Rio de Janeiro; Feira-Porto Seguro-Rio de Janeiro; Feira-Maceió-Recife; Feira-Petrolina-Fortaleza; Feira-Petrolina-Recife; Feira – Campina Grande-Natal; Feira-Campina Grande-Recife; Feira-Conquista-Belo Horizonte; Feira-Barreiras-Brasília; … Bastava usar aviões do mesmo modelo dessa viagem a Salvador (ATR72), com 70 lugares (ou, no caso das que não operam o modelo, aviões como o Embraer E90 e o E95 ou o Airbus A319 e o A320, ou o Boeing 737-700, com cento e poucos lugares), que se ajustariam a variações de demanda, principalmente nos subtrechos de menor movimento (podendo ser complementados pela maior demanda aos centros maiores). No caso dos quatro primeiros, envolvendo destinos turísticos bem procurados, que se somariam a fluxos de interesse profissional (servidores públicos, cargos gerenciais de empresas, profissionais liberais, etc, sobretudo os de maior remuneração) ou de negócios (empresários que possuem empresas/atividades em Feira e outras localidades). Sem falar em BH, que é o segundo maior hub da Azul, depois de Campinas (hub: ponto de concentração de vôos, com maior possibilidade de fazer conexões entre eles), e de Brasília, que é outro hub importante para a maioria das companhias aéreas, com muitas conexões para as regiões Centro-Oeste e Norte, além de ser também um aeroporto internacional – sem falar que a demanda de voos para Brasília é alta, principalmente de políticos e gestores públicos. Aliás, a própria Voepass já opera voos de Barreiras pra Brasília. Bem que poderiam esticar logo mais uma perna desse voo até Feira…

Luxordânia.

Fazer 100 Km de avião é muito luxo.

Sodre

Esse avião vem de re é
30min… De carro faço 50min

Vitor

Feira de Santana sempre ficando de lado. Desapropriação de 14 “terrenos”, isso não dá pra servir o foco do aeroporto que é cargas. Infelizmente a população se contenta com pouco.

paulo

Ze neto sempre no meio de tudo e nunca resolvendo nada . Ainda dizer q tem q agradecer a Jeronimo faça me o favor !!! Antonio Walter e sua equipe esses sim merecem todos os parabéns .

Full Pistola

Pelo que eu saiba o aeroporto é um equipamento do Governo do Estado, foi revitalizado pelo PT, e como se trata de uma concessão, Walter não poderia fazer qualquer melhoria sem eles.

Mas o ódio ao partido é tão grande alguns prefeririam que o aeroporto continuasse como pista de cavalo de pau de ****; Cia Ltda

paulo

Revitalizado pelo PT aonde tu viu isso ?? Tipico eleitor do 13 , vai se informar . Não tem dinheiro do governo do estado em reforma . E procura entender depois oq e uma concessão e obrigação de cada parte .

Márcio Santos

Esse “fazuele” com força

Jaime Amorim

???? Ora bolas se o Estado não desapropriar e fornecer a concessão iria para frente? Me faça uma garrapa! “Dar a César o que é de César”. Zé Neto está sim envolvido e o Governador também, talvez o viés político deixe a realidade aquém da sua miopia. O BRT está como mesmo além de ter torrado CENTO E TRINTA E QUATRO MILHÕES dos contribuintes? Inclusive o amigo…

paulo

E o estado desapropriou ?? Tem mais de 10 anos enrolando , pq não tem interesse principalmente o Sr Rui costa q pouco se lixava para Feira . Mas agora que alguém de coragem e visão ( Walter )começou a tocar a coisa e a sociedade começou a pressionar parece que vai pra frente essa desapropriação .

CARLOS ALBERTO SOUZA SANTOS

Concordo. Zé Neto se acha popular, porém não passa de um ****

jOÃo

Tomara que tudo seja expandido pq embora a cidade tenha proximidade com Salvador, é mesmo um absurdo ter que sair da segunda maior cidade do estado pra pegar um avião na capital… Você pega um ônibus na rodoviária de Feira, chega na rodoviária de Salvador, ainda tem que pegar um metrô (antes ônibus) pra ir pra o aeroporto, tudo isso pra fazer uma viagem à São Paulo, por exemplo. Sem contar o processo todo pra voltar pra Feira. Vc chega de uma viagem cansado e ainda tem que encarar mais 1 hora e meia de estrada…Inadmissível!!
Bora agilizar esse negócio ai! A cidade precisa progredir. Saiu o censo ai falando que a cidade tem não sei quantas mil pessoas a mais do que anos anteriores, que cresceu bastante mas sinceramente, Feira ta MUITO atrasada.