Economia

Neoenergia Coelba dá dicas sobre como economizar energia no inverno

O início da estação deve ser acompanhado de hábitos mais eficientes para evitar surpresas na fatura de energia.

Consumo de energia elétrica, lâmpada e interruptor de luz.
Fernando Frazão/Agência Brasil

A chegada do inverno deve estender o clima frio registrado na capital e nas cidades do interior da Bahia. O início da estação deve ser acompanhado de hábitos mais eficientes para evitar surpresas na fatura de energia. Para auxiliar os seus mais de seis milhões de consumidores, a Neoenergia Coelba separou algumas orientações.

O chuveiro elétrico, sendo um dos principais itens de alto consumo residencial, tende a ser mais utilizado nesta época. Para minimizar o seu uso, é importante fechar a torneira enquanto se ensaboa e limitar o tempo de banho. Também é recomendado que não mude a temperatura durante o banho para evitar choques elétricos. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos e no modo verão, que consome cerca de 30% menos que a posição inverno.

Outra dica é fechar as cortinas e persianas durante a noite para evitar perda de calor pelas janelas. Se precisar ligar algum equipamento de aquecimento, certifique-se de que o local tenha isolamento adequado nas paredes, telhados e janelas. Verifique se as portas e janelas estão bem vedadas para não entrar o ar frio.

Já o ar-condicionado pode ser utilizado com menos frequência devido ao frio causado durante o inverno. Se for ligá-lo, é importante colocar em uma temperatura ideal entre 23° e 25°, ou até mesmo desligá-lo após o ambiente resfriar e acionar ventilador.

Na máquina de lavar, busque lavar o máximo de roupas possíveis de uma só vez, respeitando o limite indicado pela fabricante e sempre que puder, cheque se os filtros estão sujos. Devido às chuvas, a secagem das roupas pode demorar um pouco mais, mas jamais devem ser colocadas atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e potencializar o consumo de energia, há alta probabilidade de ocorrer um choque elétrico.

São algumas atitudes simples no cotidiano que fará toda diferença no bolso do consumidor baiano. Além de economizar potencialmente no bolso, ter consciência ambiental se faz vital nestes momentos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dr Jair

Uma dica para aumentar a vida útil da resistência do chuveiro, sempre quando for ligar ele, abrir bem o registro e somente depois disso vc pode diminuir a pressão da água.

Maria da gloria cerqueira brito

A pessoa economiza e vem tantas taxas em cima do consumo que acaba vindo cara.Eu observo, se fosse só a taxa de consumo eu pagaria 50 reais é o que consumo. O que mata são as taxas absurdas cobradas. Deveriam rever isso. O consumidor é lesado e n sabe. Eu consumo 50 reais. Qdo soma as taxas da lesão vem um recibo de 200. . Manda a pessoa economizar. Aqui eu uso energia quase nada e pago um absurdo. O pobre passa necessidade. Deveria ter uma taxa mínima e fixa todo mês. N sei de onde vem tanta taxa. Eu fico revoltada consumir 50 reais de energia e ter que pagar 200 reais . O pobre paga até o papel que é usado