O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne em um almoço com o presidente francês, Emmanuel Macron, na tarde desta sexta-feira (23), em Paris. Os dois se encontraram no Palácio do Eliseu, residência oficial de Macron, por volta das 14h30 no horário local (9h30 no horário de Brasília).
Esta sexta é o último dia de compromissos de Lula na Europa, na terceira viagem que faz ao continente desde o início deste mandato. Mais cedo, o presidente discursou, ao lado de Macron, na Cúpula sobre Novo Pacto de Financiamento Global.
No pronunciamento, Lula classificou como uma “ameaça” as exigências da União Europeia para a finalização do acordo do bloco com o Mercosul.
O presidente se referiu a dispositivos que preveem sanções, consideradas “duras” pelo governo brasileiro, em caso de descumprimento de obrigações por parte dos países participantes.
Nesta sexta, Lula ainda se reúne com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e com o presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso. À noite, participa de um jantar oferecido pelo príncipe Herdeiro do Reino da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud.
A agenda de Lula na viagem a Europa foi extensa. Na quinta (22), Lula discursou, a convite da banda Coldplay, no evento “Power Our Planet”, que reuniu apresentações artísticas e pronunciamentos de líderes mundiais.
À ocasião, disse que os países ricos têm uma “dívida histórica” e devem financiar a preservação de florestas.
No pronunciamento, Lula repetiu o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, e disse que fará “todo e qualquer esforço” para “manter a floresta em pé”.
Também na quinta, o presidente se reuniu com os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Na primeira parte da viagem, na Itália, ele se encontrou com o presidente italiano Sergio Mattarella; com a primeira-ministra, Giorgia Meloni; e com o Papa Francisco, no Vaticano.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram